28 Maio 2021

Rotina noturna: veja dicas para dormir melhor

Rotina noturna: veja dicas para dormir melhor

Estabelecer uma rotina noturna é uma maneira de preparar a mente e o corpo para o descanso. Hábitos adequados podem, assim, ajudar a dormir melhor, proporcionando mais disposição e produtividade ao longo do dia. Veja algumas práticas saudáveis para adotar à noite.

O que é uma rotina noturna?

A rotina noturna inclui uma série de ações com a intenção de relaxar e se preparar para dormir. Ler um livro, escrever sobre o dia ou separar as roupas para a manhã seguinte são hábitos que ajudam o organismo a entender que é momento de desacelerar. Não é necessário realizar várias atividades, o importante é reservar um tempo de qualidade para se desconectar.

Benefícios da rotina noturna

Em médio prazo, a rotina noturna aumenta as chances de ter um sono restaurador. Dessa maneira, é possível encarar as atividades do dia com mais disposição e produtividade, sem os efeitos do cansaço causados por uma noite inquieta. Dessa maneira, pode-se dizer que a rotina noturna promove mais qualidade de vida e reduz os níveis de estresse.

Como organizar a rotina?

Homem dormindo praticando rotina noturna - SEPAC

Para começar, procure ser realista quanto ao seu cronograma diário e às atividades que pretende fazer. Com isso, é possível estabelecer hábitos de forma consistente. Listamos aqui algumas sugestões de atividades para agregar à rotina noturna:

Desconecte-se: evite usar aparelhos eletrônicos antes de ir para a cama. A luzes podem afetar a qualidade do sono.

Prefira uma refeição leve: comer alimentos calóricos perto do horário de dormir pode interferir no sono. O ideal é jantar no máximo 2 horas antes de ir para a cama.

Relaxe: tomar um banho, ler um livro, utilizar óleos essenciais ou diminuir a intensidade da luz auxilia no descanso.

Prepare-se para o dia seguinte: organize uma lista de tarefas para o dia seguinte. Dessa maneira é possível definir prioridades sem se sentir pressionado.

Faça um alongamento: alongar o corpo e fazer exercícios de respiração permite que você durma melhor.

Ter mais consistência da rotina noturna aumenta a qualidade do sono, gerando mais bem-estar durante o dia.

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