19 abril 2021

Qual tipo de colchão escolher: de mola ou de espuma?

Qual tipo de colchão escolher: de mola ou de espuma?

A boa qualidade do sono é essencial para manter uma rotina saudável e equilibrada. Mas, para garantir o descanso, é preciso estar atento ao tipo de colchão mais adequado para cada caso e necessidade, entre os modelos de mola ou de espuma. Nessa escolha, diversos fatores devem ser levados em conta, desde conforto até durabilidade. Confira abaixo as vantagens de cada estrutura.

Colchão de espuma

Caso o colchão escolhido seja o de espuma, é interessante saber que ele tem como atributos positivos: mais firmeza e resistência, durabilidade entre 3 e 5 anos e melhor sustentação da coluna. Esta última vantagem faz com que o colchão de espuma seja uma ótima alternativa para pessoas que sofrem de dores nas costas ou de problemas de postura.

Antes de realizar a compra, é fundamental se informar sobre a densidade e o tipo de espuma do colchão, pois irão determinar o nível de firmeza e a capacidade de peso que o colchão suportará.

Densidade e tipos de espuma

São diversos os tipos, materiais e recursos que os colchões de espuma proporcionam aos consumidores – cada qual com benefícios distintos para a hora do descanso. Confira abaixo:

  • Espuma convencional: feita de material sintético, possui baixa deformação e boa sustentação do peso corporal;
  • Viscoelástica: molda-se perfeitamente aos contornos corporais e retorna facilmente ao formato original;
  • Viscoelástica gel: as partículas de gel desse modelo proporcionam sensação de frescor e evitam a concentração de calor corporal no colchão;
  • Espuma látex: a elasticidade desse material favorece o rápido retorno do colchão à sua forma original. Esse tipo de colchão adapta-se facilmente aos contornos do corpo e não limita tanto os movimentos;
  • Espuma hiper soft: é de notável maciez e toque suave, que potencializam a sensação de conforto;
  • Espuma látex gel: a espuma torna-se mais fresca graças ao gel, fazendo com que a cama mantenha a temperatura ideal para boas noites de sono;
  • Espuma HR: é conhecida pela elasticidade e conforto superiores às espumas tradicionais, além de ser macia e ter boa durabilidade.

Além do tipo de espuma, é necessário levar em consideração a densidade do colchão mais adequada ao peso do consumidor. Confira abaixo algumas numerações:

Colchão de molas

Esse tipo de colchão tem como um de seus maiores atributos o conforto que proporciona nos momentos de descanso. Isso porque ele responde melhor às pressões e aos movimentos corporais, comuns durante as noites de sono. Tal vantagem faz com que o colchão de molas seja uma alternativa mais indicada para casais, pois a movimentação ou o peso de um não interfere no sossego do outro.

Casal escolhendo entre colchão de molas ou espuma - SEPAC

Além disso, o colchão de molas não deforma com o peso corporal, possui durabilidade de 5 a 10 anos e é ideal para quem não sofre de dores na costas ou problemas na coluna. Antes da aquisição, entretanto, informe-se sobre os tipos de molas de cada colchão, para encontrar a alternativa ideal. Confira alguns abaixo:

  • Molas LFK: fabricadas com maior quantidade de aço e, portanto, mais resistentes;
  • Pocket ou molas ensacadas: colchão ideal para casais, principalmente se há grande diferença de peso. As molas ensacadas individualmente evitam que o movimento de um lado interfira no outro, além de reduzir sons de impacto;
  • Modelo Bonnel: mais confortável e flexível, com molas entrelaçadas e melhor sustentação;
  • Superelastic: proporciona nível elevado de equilíbrio, graças à melhor distribuição de peso que oferece, além da boa durabilidade.

Atentando-se às vantagens e diferenças de cada colchão, fica mais fácil analisar qual opção atende melhor às suas necessidades, realizar testes, se preciso, e escolher o modelo ideal.

Leia também: Como ter mais disposição para as atividades do dia a dia

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário