14 setembro 2018

Os tipos de corrida e seus benefícios

Os tipos de corrida e seus benefícios

A corrida é um dos esportes mais acessíveis do mundo, pois basta um tênis no pé e força de vontade para praticar.

Assim como outros esportes, a corrida se divide em algumas modalidades. Confira quais são e os cuidados necessários para praticar cada uma de maneira confortável e segura.

 

Corrida de pista

Corrida de pista

A competição de atletismo mais tradicional é a corrida de pista. Essa modalidade envolve várias provas:

  • Corrida de pistas ovais: o atleta corre em uma faixa que pode ser 100, 200 ou 400 m.
  • Corrida de meio fundo: com distâncias de 800 a 1.500 m, os corredores têm liberdade para invadir outras raias.
  • Corrida de fundo: realizada dentro da pista, com distâncias de 5 e 10 km.
  • Corrida com obstáculos/barreiras: ocorre dentro de estádios, e possui barreiras que o atleta deve saltar.

 

Corrida de rua

Corrida de rua

Essa modalidade é realizada em vias urbanas pavimentadas e planas. É o tipo de corrida mais popular no Brasil e a mais praticada do mundo. É indicada para todos os públicos, desde iniciantes até atletas profissionais. As distâncias mais comuns são 5 km, 10 km, 21 km e 42 km.

 

Corrida cross-country

Corrida cross-country

Os percursos dessa modalidade são feitos em gramados, podendo ou não ter obstáculos naturais. São pouco praticadas pelo público, mas muito indicadas para os treinos de fortalecimento.

As distâncias são de 4 km (categoria adulto masculino e feminino prova curta), 6 km (categoria juvenil feminino), 8 km (categoria adulto feminino e juvenil masculino) e 12 km (categoria adulto masculino).

 

 Corrida em montanha

Corrida em montanha

O percurso é cheio de subidas e descidas, com ou sem obstáculos naturais. Para ser apropriado para corrida de montanha, o trajeto deve ter um mínimo de altimetria acumulada, que é a soma de subidas e descidas, tendo como base o nível do mar.

Devido ao grau de dificuldade dessa modalidade de corrida, ela é mais indicada para atletas experientes e com um bom preparo físico.

 

Corrida trail

Corrida trail

Nessa modalidade há um intenso contato com a natureza, pois o trajeto passa por trilhas, bosques, florestas e praias, com obstáculos naturais.

Ela pode ser praticada por todos os públicos. Entretanto, é importante que o atleta realize alguns treinos específicos para desenvolver espacialidade e equilíbrio postural.

 

Benefícios da prática de corrida

Assim como outros esportes, a prática da corrida traz muitos benefícios para a saúde: 

  • Acelera o metabolismo
  • Reduz a gordura corporal
  • Melhora a qualidade do sono
  • Fortalece os ossos e os músculos
  • Previne doenças cardíacas
  • Proporciona bom humor

 

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