21 outubro 2019

Os benefícios de comer frutas todos os dias

Os benefícios de comer frutas todos os dias

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, oferecendo variedade e qualidade únicas. Aproveitar este privilégio é uma forma de garantir refeições saborosas e cuidar da saúde, já que as frutas são valiosas fontes de vitaminas, minerais, fibras e nutrientes que funcionam como um escudo, protegendo o organismo. Além disso, elas ajudam a manter o corpo bem hidratado.

Quanto mais variadas e coloridas forem as frutas na sua dieta, mais benefícios você terá. E como seu consumo adequado é equilibrado em calorias, elas podem ser ingeridas em qualquer refeição.

Um estudo realizado pelo Imperial College London revelou que comer 200 g de frutas, verduras e legumes todos os dias reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares. Outra pesquisa, de Harvard, concluiu que mulheres que mantêm uma alimentação natural têm menos chances de desenvolver câncer de mama.

Apesar de pequenas porções já serem benéficas à saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidos, no mínimo, 400 g de frutas por dia para ajudar na prevenção de doenças.

Confira a seguir 4 motivos pelos quais devemos comer frutas no dia a dia.

Melhora o humor

Melancia, mamão, abacate, tangerina, limão e banana são alimentos ricos em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina. A banana possui ainda outros dois nutrientes, a vitamina B6 e o magnésio, que contribuem para a regulação da área neurotransmissora do corpo, ajudando a melhorar o humor.

Ajuda na absorção de nutrientes

As vitaminas das frutas colaboram para que o corpo absorva nutrientes com mais facilidade. Laranja, limão, acerola, abacaxi e morango, por exemplo, são ricos em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro.

Aumenta a imunidade

comer frutas - sepac

Imunidade é a capacidade do organismo de se defender de ameaças como vírus, bactérias e fungos. A vitamina C presente principalmente nas frutas ácidas é indispensável para aumentar esta habilidade e combater os radicais livres.

Contribui para o bom funcionamento do coração

As fibras presentes nas frutas ajudam a reduzir os riscos de problemas no coração e na circulação sanguínea, já que controlam a absorção do açúcar. As espécies com tom avermelhado também contêm flavonoides, compostos que fortalecem a saúde cardiovascular, combatem a osteoporose e possuem ação anti-inflamatória, entre outros benefícios.

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