31 Março 2020

O que são os bonsais e como cultivá-los em casa

O que são os bonsais e como cultivá-los em casa

Embora muitas pessoas acreditem que o bonsai seja uma árvore específica em miniatura, ele é na realidade uma técnica milenar criada pelos chineses e aprimorada pelos japoneses ao longo dos séculos. O termo “bonsai”, traduzido do japonês, significa “plantado em uma bandeja” e se refere à arte de cultivar uma árvore em miniatura.

Para ser transformada em bonsai, a árvore necessita de cuidados específicos em cada fase de crescimento, floração e frutificação. Por isso, a prática é comumente associada a um sentido mais amplo de introspecção, observação e aprendizagem. A técnica do bonsai é fascinante porque, por meio dela, é possível aproveitar o tempo de cuidar da planta, de vê-la crescer, de compreender suas nuances e de colher as flores e os frutos. É um processo longo, mas que vale muito a pena.

Diversas espécies de árvores podem ser utilizadas, desde que tenham um tronco ou caule lenhoso (designação dada às mudas que são capazes de produzir madeira como tecido de suporte dos seus caules) e que desenvolvam galhos. O crescimento da planta será limitado por meio da poda, do pinçamento de brotos (uma das técnicas utilizadas para a manutenção do bonsai) e até mesmo da restrição do uso de fertilizantes.

O ideal é avaliar as características do bonsai antes de adquiri-lo, pois assim você saberá a qual ambiente ele se adapta melhor. Algumas espécies precisam de 9 horas de luz solar direta, por exemplo, enquanto outras necessitam de apenas 2 horas. Seguindo todos os cuidados, seu bonsai poderá viver por muitas gerações, assim como ocorre com as árvores na natureza.

O bonsai também é uma ótima opção para quem deseja ter uma planta menor e dar mais vida à decoração da casa. Caso você tenha interesse em aprender a cultivar um bonsai, acompanhe as dicas a seguir, mas, antes, confira os itens necessários para o cultivo:

  • Pré-bonsai
  • Vaso de cerâmica para bonsai
  • Tela de drenagem
  • Substrato
  • Arame
  • Hashi
  • Raque para bonsai
  • Tesoura para poda ou comum
  • Enraizador
  • Bacia
  • Água
  • Borrifador

Passo a passo:

1- Cubra os furos no fundo do vaso com uma tela de drenagem.

2- Passe o arame pelos buracos de dreno do vaso de forma que saiam para fora do recipiente. O arame deve ser extenso o suficiente para posteriormente você amarrar o bonsai ao vaso.

3- Coloque um pouco do substrato no fundo do vaso.

4- Utilize a espátula do raque para soltar as laterais do pré-bonsai do vaso ou plástico no qual ele veio.

5- Retire 2/3 da terra ao redor da raiz com cuidado usando o raque e pode-a.

6- Coloque a planta no vaso fazendo movimentos circulares para organizar as raízes.

7- Preencha o vaso com mais substrato, cobrindo completamente as raízes.

8- Faça a compactação do substrato usando o hashi.

9- Fixe o tronco do bonsai utilizado o arame.

10- Na bacia, coloque dois litros de água e uma tampinha e meia de enraizador.

11- Faça a imersão do vaso com o bonsai na bacia e deixe por 15 minutos.

12- Retire o vaso da bacia, deixe a água escorrer, limpe o vaso, borrife água nas folhas e retire o excesso do substrato.

13- Para finalizar, regue com o enraizador uma vez por semana durante o primeiro mês e não adube durante esse período.

O cultivo do bonsai é uma ótima opção para quem deseja dar mais vida aos ambientes. Além disso, pode ser um passatempo ideal para quem aprecia a jardinagem.

Leia também: Dicas para escolher as plantas para sua horta

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário