27 janeiro 2020

O que é ruído branco?

O que é ruído branco?

Você já notou que alguns sons embalam o sono e dão vontade de dormir? Para muita gente, é o caso do barulho da chuva ou do ar-condicionado. Mas por que será que isso acontece? Saiba como o ruído branco funciona para auxiliar o sono e a concentração.

Enquanto alguém dorme, o cérebro continua processando os sons externos. Por isso, barulhos irregulares ou muito altos fazem a pessoa acordar. Mas se o som é regular e contínuo, como o ruído branco, ele ajuda a mascarar os outros sons e faz o cérebro se acostumar com o que ouve durante o sono.

O que é ruído branco?

Ruído branco é um som que oscila entre todas as frequências auditivas. Por isso, cobre todo o espectro sonoro e disfarça outros ruídos que podem desconcentrar ou prejudicar o sono. É muito usado para pessoas que precisam estudar ou focar no trabalho, e é um bom método para amenizar a insônia. Um ventilador em funcionamento, um ar-condicionado ou mesmo a estática da televisão geram ruído branco.

Este som também não desperta emoções, por sua característica básica e não repetitiva. Assim, é processado facilmente, prendendo a atenção de maneira aconchegante e aumentando o foco e a atenção plena.

Como pode ser usado?

O ruído branco é ideal para pessoas que trabalham ou estudam e precisam se concentrar por muitas horas. Você pode utilizá-lo ainda para acalmar bebês e fazê-los dormir mais rapidamente. Muitas vezes, o som do próprio choro faz a criança se agitar, e o ruído branco ajuda a disfarçar esse barulho e permite que a criança se concentre sem perceber, embalando seu sono.

Como produzir o ruído branco?

Há diversos aplicativos disponíveis para smartphones que produzem ruído branco, como o Sound Sleep – Relaxing Sounds and White Noise e o White Noise Free, disponíveis para Android. Também há vídeos na internet com gravações de até 10 horas de ruído branco.

Embora o ruído branco seja bom para auxiliar o sono e a concentração, cientistas afirmam que a melhor maneira de obter este benefício é criar hábitos de sono saudáveis. Também tem influência um ambiente ideal para o trabalho. Assim, a mente habitua-se a se concentrar e a adormecer quando necessário, de maneira saudável e natural.

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