13 março 2020

O melhor esporte para cada fase da vida

O melhor esporte para cada fase da vida

O nosso corpo precisa de movimento. Atrelar exercícios físicos à rotina gera diversos benefícios para a saúde, incluindo melhorias no humor, na concentração e no fortalecimento ósseo e muscular. Quando a prática está associada a uma modalidade prazerosa, as vantagens são ainda maiores.

Devido a intensidade, alguns esportes são mais indicados para determinadas faixas etárias. Veja qual é o esporte ideal para cada fase da vida:

Infância

A infância é um momento de descobertas e incentivar a prática esportiva contribui para a formação muscular e cognitiva. Estimular a criança à diversos esportes é o melhor caminho durante esta fase. Indicam-se esportes com bola, natação ou outra prática da qual a criança se sinta confortável em realizar.

Adolescência

O melhor esporte-SEPAC

Durante a adolescência, os músculos e as articulações estão em perfeito funcionamento. Além de auxiliar no condicionamento físico, praticar esporte nesta idade melhora o humor, cria disciplina e amplia o círculo social. Recomenda-se esportes coletivos para ajudar na socialização como futebol, basquete, vôlei, aeróbicos ou danças.

20 a 29 anos

O tempo de recuperação e a capacidade física do corpo chega ao ápice. Neste momento, indica-se esportes de média e alta intensidade para um perfeito funcionamento corporal. Remo, rúgbi, corrida, lutas ou esportes de contato estão entre as melhores opções.

30 aos 39 anos

Nesta fase, o corpo precisa de tonificação e flexibilidade. Indica-se esportes e exercícios que proporcionem um alongamento corpóreo, como é o caso do pilates, yoga ou treinos curtos de alta intensidade.

40 aos 49 anos

Os treinos que exigem resistência e força são os mais indicados nesta idade para ganho de massa muscular. Aposte na musculação, no pilates para fortalecimento e nas corridas para estimular os batimentos cardíacos.

50 aos 59 anos

Manter a prática esportiva após os cinquenta anos é essencial para o bom funcionamento do organismo. Nesta idade, as melhores alternativas incluem exercícios cardiovasculares, caminhadas, musculação e aqueles que trabalham o equilíbrio, como é o caso da yoga, ginástica ou tai chi chuan – arte marcial chinesa baseada em suaves movimentos.

60 anos ou mais

esporte terceira idade-SEPAC

Nesta idade, os melhores esportes são aqueles que reduzem o impacto dos movimentos sobre os músculos e a estrutura óssea como danças para aprimoramento da coordenação motora, hidroginástica para fortalecimento muscular e respiratório, além de alongamentos e musculação assistida.

A prática de esportes é fundamental em todas as fases da vida, além de nos sentirmos ativos, promove diversos benefícios para o corpo. Modifique o seu estilo de vida, escolha o exercício que mais lhe gera prazer e dê o primeiro passo. Sua vida será transformada para melhor.

Leia também:  6 Dicas para ter uma vida mais saudável

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário