25 janeiro 2021

Mudanças de hábito para uma vida mais saudável e ativa

Mudanças de hábito para uma vida mais saudável e ativa

Ter um estilo de vida saudável e ativo é o objetivo de muitas pessoas. Aliar boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos é uma forma de gastar energia, tonificar os músculos e elevar o bem-estar. No post de hoje, conheça algumas mudanças de hábitos recomendadas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para ser considerado fisicamente ativo, é preciso realizar ao menos 150 minutos semanais de exercícios, ou seja, em média 30 minutos diários de atividades leves ou moderadas, cinco vezes por semana. Alguns exemplos são andar de bicicleta, jogar basquete ou vôlei, caminhar, correr, nadar e ir à academia.

Check-up

Realizar um check-up médico completo antes de iniciar uma nova prática física é de suma importância e permite diagnosticar com precisão o estado de saúde da pessoa, bem como determinar a carga de exercícios adequada ao seu tipo físico. Assim, buscar um médico especializado ao menos uma vez por ano é uma das principais medidas preventivas contra as doenças cardiovasculares, independentemente do seu estilo de vida.

Mudança de hábito

O primeiro passo para iniciar a prática de exercícios é sair da zona de conforto e refletir como anda a sua rotina, humor e energia. Procure equilibrar os afazeres do dia a dia e o prazer da prática esportiva. Você pode começar com 10 minutos diários e ir aumentando o tempo semanalmente. Se as atividades já fazem parte da sua rotina, pode ser interessante fazer sessões mais longas.

casal praticando exercício ao ar livre - SEPAC

Você é ativo?

O International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) desenvolveu um método para determinar o nível de sedentarismo das pessoas de acordo com a quantidade em minutos de atividade física realizada por semana.

  • Sedentário – Menos de 10 minutos diários de atividade física
  • Pouco ativo – Menos de 30 minutos diários de alguma atividade física
  • Ativo – Realiza cerca de 150 minutos semanais de atividade física (três vezes na semana com duração de quase uma hora ou cinco vezes na semana com duração de 30 minutos)
  • Muito ativo – Soma no mínimo 180 minutos de atividade física por semana: cinco vezes de uma hora (com intensidade) ou três treinos intensos e mais dois moderados (como hidroginástica, caminhada, bicicleta, alongamento, ioga e pilates)

Atividades físicas alternativas de até 10 minutos

– Passear com o cachorro

– Limpar um cômodo da casa

– Trocar o elevador pelas escadas

– Descer do ônibus um ponto antes do destino

– Voltar caminhando para casa

– Estacionar o carro em um local mais distante para caminhar

– Ir ao mercado, padaria ou farmácia a pé

escadas como exercício físico - SEPAC

Exercícios físicos de até 10 minutos diários

– Pedalada

– Corrida

Caminhada

– Abdominais

– Pular corda

– Flexão de braço

– Agachamento

Dicas para uma vida mais saudável e ativa

  • Pratique algum exercício físico adequado ao seu estilo de vida
  • Comece devagar e vá aumentando a intensidade gradativamente
  • Use roupas e tênis confortáveis
  • Hidrate-se antes, durante e depois dos exercícios
  • Alongue-se antes e depois da atividade
  • Evite exercícios físicos em jejum

Vale ressaltar que todas essas sugestões estão relacionadas à superação do sedentarismo. Para um resultado mais completo, visando fortalecimento muscular ou emagrecimento, é indicado elevar a frequência e o tempo semanal dedicado às atividades, bem como contar com auxílio profissional. Assim você terá mais qualidade nos treinos e conseguirá alcançar os objetivos com saúde.

Leia também: 6 exercícios que trabalham o corpo e a mente

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário