03 dezembro 2019

Maratona: dicas de preparo físico e mental para concluir esse desafio

Maratona: dicas de preparo físico e mental para concluir esse desafio

A corrida é um exercício altamente benéfico para a saúde corporal e mental. Muitas pessoas colocam o fone de ouvido e se permitem correr por longas distâncias, fazendo dessa prática um modo de relaxar, enquanto outras buscam aumentar a distância e o ritmo e fortalecer o sistema cardiovascular.

Porém, o desafio de correr uma maratona exige um preparo físico e mental ainda maior. Se você deseja participar de uma prova, fique atento aos pontos abaixo.

Se informe sobre a altimetria

Analise o percurso da prova para estar familiarizado com os trechos de aclives e declives. Mesmo com o treino em dia, manter o ritmo em certos trechos é um desafio grande que exige mais energia do atleta.

Clima

Temperatura, umidade e vento no dia da prova são outros fatores a considerar. Dependendo da direção da corrente de ar, o gasto energético aumenta e o ideal nesse caso é diminuir o ritmo cerca de 20 ou 30%. Maratonas em alta temperatura aumentam a transpiração, por isso é essencial realizar a hidratação com água e isotônicos em todos os postos durante o trajeto, ao menos a cada 10 km. Para evitar a perda de sais minerais, andar com uma cápsula de sal no bolso pode ajudar.

Roupas e acessórios

Dicas para concluir uma maratona - SEPAC

As roupas mudam de acordo com a temperatura no dia da prova. Abaixo de 5 ºC, o ideal é usar calça legging, camiseta de manga comprida, luvas, gorro e regata por cima, com o número no peito. Com a temperatura entre 5 e 11 ºC, a sugestão é usar shorts de corrida com uma camiseta de manga comprida e a regata por cima. Para as temperaturas acima de 12 ºC o ideal é usar shorts e camiseta regata, para ficar mais confortável. Outro cuidado fundamental é usar vaselina nos pés e regiões de contato, além de boné nos dias mais ensolarados.

Alimentação

Você deve se alimentar bem antes da prova, e o que é ingerido até uma semana antes faz muita diferença no seu desempenho. Dietas com predominância de carboidratos são recomendadas e é preciso beber ao menos 2 litros de água por dia. No dia da prova, tome o café da manhã pelo menos uma hora antes com pão, queijo branco e geleia.

Fatores psicológicos dos 30 km

Como concluir uma maratona - SEPAC

Dizem que para os maratonistas a corrida começa realmente depois dos 30 km. Isso porque o fator psicológico pesa mais, e recomenda-se não pensar sobre a chegada. Assim, foque no quilômetro que está ultrapassando e no próximo.

Leia também: Os benefícios de comer frutas todos os dias

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário