21 janeiro 2022

Ler para um momento relaxante

Ler para um momento relaxante

Se você busca práticas que resultam em mais bem-estar na rotina, a leitura é uma boa alternativa. Além de ser uma forma de entretenimento, ler oferece vários benefícios para a memória e a produtividade, entre outros. Confira dicas para adquirir o hábito da leitura.

Benefícios de ler

Pesquisadores do Reino Unido constataram que ler por seis minutos contínuos já diminui os níveis de estresse em até 68%. Por esse motivo, é uma atividade interessante para quem busca se sentir mais relaxado, ao mesmo que tempo que exercita o cérebro.

Outro benefício para a saúde mental que a leitura proporciona é o aumento do foco e da concentração. Além disso, ler estimula reflexões sobre realidades diferentes, fortalecendo o pensamento crítico. Por fim, o hábito consistente de leitura trabalha habilidades como raciocínio lógico e criatividade, o que em longo prazo diminui inclusive as chances de ter problemas relacionados à memória.

Se você deseja ler mais, confira algumas dicas para adquirir esse hábito:

Encontre o seu horário para ler

Encontre o seu horário para ler

Para criar um momento relaxante dedicado à leitura, busque entender em que horário do dia essa atividade é mais agradável. Algumas pessoas preferem ler no início da manhã, enquanto outras priorizam o momento antes de dormir. Embora simples, essa escolha pode ser determinante para que você consiga organizar o dia e adquirir o hábito da leitura de forma consistente.

Escolha diferentes tipos de literatura

Uma alternativa interessante para se sentir mais estimulado a ler durante a semana é variar entre dois ou mais tipos de livros. Muitas vezes, a leitura deixa de ser consistente porque em determinados momentos o gênero do livro não é o que você deseja. Assim, escolha livros de temas variados para poder intercalar, como um romance e um livro de empreendedorismo, por exemplo.

Flexibilize a lista de leituras

É comum perder o interesse durante a leitura de um livro. Nesses casos, muitas vezes, pode ser mais frutífero escolher uma outra obra do que insistir no livro atual. Assim, procure ser flexível e experimente diferentes gêneros narrativos para encontrar o mais interessante para você.

Como qualquer novo hábito, a leitura pode ser incorporada na sua vida de maneira gradual. Aos poucos é possível aumentar o tempo dedicado aos livros, de acordo com suas preferências.

Leia mais: Desacelere: a importância de viver com leveza

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário