16 agosto 2021

Horários ideais para se alimentar e os benefícios para a saúde

Horários ideais para se alimentar e os benefícios para a saúde

Os hábitos alimentares influenciam diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Nesse contexto, é importante fazer escolhas saudáveis de consumo, mas também seguir os horários ideais para se alimentar. Confira abaixo.

A importância de cultivar horários para se alimentar

Definir horários regulares para as refeições do dia a dia é fundamental para um estilo de vida equilibrado. Esses hábitos influenciam no ritmo circadiano, que regula o relógio biológico do sistema digestivo, por exemplo.

Além de auxiliar na manutenção do peso, adotar os horários ideais para se alimentar auxilia o metabolismo, controlando os níveis de gordura e de açúcar no sangue, bem como o colesterol.

Refeição matinal

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, pois oferece a energia necessária para encarar as tarefas. Em relação ao horário, recomenda-se que o consumo seja feito entre as 7h e as 8h.

Para a refeição matinal, prefira alimentos com proteínas, gorduras e carboidratos (devido à questão energética). Ingredientes com fibras e opções mais saudáveis, como queijo branco, auxiliam no funcionamento do intestino e em uma alimentação balanceada.

Como complemento, para distribuir o consumo de calorias entre mais refeições, acelerar o metabolismo e evitar excessos no almoço, recomenda-se fazer um breve lanche entre 10h e 11h, com castanhas ou frutas, por exemplo.

Hora do almoço

O horário ideal para almoçar é entre as 12h e as 13h. É fundamental que essa refeição seja colorida e variada, contendo hortaliças, carnes magras, alimentos dos três grupos nutricionais (carboidratos; frutas, verduras e legumes; e proteínas) e grãos integrais, se possível.

Para uma boa digestão, também é importante que as bebidas que acompanham as refeições sejam sem gás. Assim, sucos, chás e água são alternativas mais indicadas.

Lanche da tarde

Senior escolhendo horários ideais para se alimentar

O período entre 16h e 17h é perfeito para fazer um lanche da tarde e adquirir energia para finalizar as tarefas do dia. Recomenda-se que seja uma refeição leve, com snacks, frutas e cereais como aveia.

Essa refeição é ainda mais importante para quem pratica atividades físicas após o expediente, pois reduz a ansiedade antes do jantar e alivia o estresse da rotina. Para manter a qualidade do sono à noite, recomenda-se que não haja mais ingestão de cafeína a partir desse horário.

Horário correto para jantar

Adulto jantando no horário certo

No período da noite, a tendência é que as pessoas fiquem menos ativas, o que estimula a transformação de calorias extras em gordura. Portanto, recomenda-se que o jantar seja feito até as 18h30.

Caso esse horário não seja cumprido, uma alternativa é fazer uma refeição leve até no máximo duas horas antes de dormir, como com carnes magras e saladas. Dessa forma você garante uma digestão adequada para uma boa noite de sono.

Adotar hábitos alimentares regulares melhora o funcionamento do metabolismo e do corpo, de modo a se ter mais energia, saúde e equilíbrio.

Leia mais: Petiscos para fazer em casa

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário