09 outubro 2018

Dicas para ter uma academia em casa

Dicas para ter uma academia em casa

Montar uma academia em casa é uma excelente iniciativa para quem está com pouco tempo para se deslocar, foge do mau tempo ou prefere não comprometer parte do orçamento com as mensalidades.

No entanto, é preciso disciplina e determinação para manter o foco e deixar de lado outras distrações. Confira algumas dicas para ter sua própria academia em casa.

1. Orientação profissional

Busque orientação profissional para avaliar sua saúde. Faça um check-up antes de iniciar qualquer programa.

2. Defina seu objetivo

Com a supervisão de um profissional é possível definir onde se quer chegar em termos de fortalecimento, reabilitação muscular, ganho ou perda de peso.

3. Orçamento

Ter uma academia de qualidade em casa é um grande investimento. Avalie se a infraestrutura será efetivamente utilizada, para evitar prejuízo financeiro.

4. Avalie o espaço

Garagem, quintal, sala ou até mesmo o quarto: é preciso avaliar a viabilidade dos equipamentos. Tire medidas e garanta um espaço confortável para exercitar-se sem preocupações.

5. Disciplina

Praticar exercícios sem sair de casa pode ser muito prático e vantajoso, porém, há muitas distrações e afazeres. É preciso foco e disciplina para manter os treinos em dia.

 

Confira alguns acessórios e equipamentos para ter sua academia em casa, de acordo com seu objetivo.

 

  • Aeróbico

Aeróbico

Incluir uma rotina de atividades aeróbicas previne problemas de saúde, fortalece o coração, reduz a gordura corporal e melhora a eficiência respiratória.

– Bicicleta: o equipamento é sucesso nas academias, e não por acaso. Pedalar é uma atividade capaz de enxugar medidas e aumentar o condicionamento físico ao mesmo tempo.

– Elíptico: também conhecida como “transport”, a máquina queima de 200 a 400 calorias por hora a mais que a esteira e faz menos pressão sobre os quadris e a coluna.

– Jump: a cama elástica é um ótimo exercício para pessoas que precisam minimizar o impacto das articulações.

– Corda simples: ajuda o sistema cardiovascular e proporciona intensa queima calórica.

 

  • Musculação

Musculação

Seja para emagrecer, definir ou aumentar a massa muscular, a musculação é indicada para evitar lesões e até mesmo tratá-las. Os exercícios são capazes de melhorar a postura, a qualidade do sono e a autoestima, e ajudam a prevenir doenças como artrose, osteoporose e diabetes.

– Barra de porta: fixada na porta, a barra trabalha braços, costas, ombros e abdômen.

– Caneleiras: o acessório desenvolve os músculos inferiores sem a ajuda de equipamentos.

– Barras e anilhas: exercícios com barra e anilhas proporcionam maior gasto energético, além de maior liberação hormonal. São diversos os movimentos que podem ser realizados, para trabalhar os membros inferiores ou superiores.

Halteres: práticos e fáceis de guardar, os halteres são uma ótima opção para tonificar peito, bíceps, tríceps e costas.

 

  • Exercício funcional

Exercício funcional

Um treino funcional utiliza o próprio corpo como peso. Quem segue esse método aumenta o condicionamento físico e tonifica o corpo para realizar as atividades diárias com mais facilidade.

– Corda naval: divertido, o acessório leva esse nome pois é usado em portos e embarcações. O movimento ondulatório exige contração de vários grupos musculares ao mesmo tempo, sendo um excelente exercício para trabalhar o core.

– Miniband: excelente acessório para trabalhar estabilidade do quadril, joelhos e tornozelos e desenvolvimento de glúteos.

– TRX: “Total-body Resistance Exercise” significa justamente “exercício de resistência do corpo inteiro”.

– Bola de pilates: melhora força, estabilidade, postura e equilíbrio muscular.

– Kettlebell: trabalha quase todos os grupos musculares com base na alternância e variedade de movimentos.

 

Leia também: O que são sucos funcionais e quais seus benefícios?

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário