11 julho 2019

Dicas para cuidar da saúde no inverno

Dicas para cuidar da saúde no inverno

Durante o inverno é importante intensificar os cuidados com a saúde. O tempo frio e a baixa umidade do ar afetam a pele e as vias respiratórias, já a aglomeração de pessoas em espaços fechados cria o ambiente perfeito para a proliferação de resfriados e gripes.

Ainda, as mudanças bruscas de temperatura ao longo do dia fragilizam a resistência do corpo. Saiba como proteger a sua saúde nesta estação.

Hidratação

O inverno causa diminuição na transpiração corporal, deixando a pele mais seca. Além disso, é comum tomarmos banhos mais quentes, que removem a proteção natural de gordura da pele. Para evitar o ressecamento, hidrate-se de maneira mais profunda.

Lembre-se que a hidratação da pele começa de dentro para fora, por isso, beba bastante água (de 2 a 3 litros) durante o dia. Você também pode tomar chás de cor clara.

O soro fisiológico é outro aliado nesta época. É possível aplicá-lo nas narinas ou nos olhos para hidratar e umidificar estas regiões, evitando irritações e facilitando a respiração.

Dicas para cuidar da saúde no inverno - 2 -SEPAC

Evite banhos muito quentes e demorados e também o uso de esponjas e buchas. Dê preferência a sabonetes neutros e hidratantes, tanto para o corpo quanto para o rosto. Ao sair do chuveiro, seque o corpo com uma toalha macia, sem esfregar. Ainda no banheiro, aproveite o vapor do ambiente para passar hidratante. O calor ajudará o produto a penetrar melhor na pele.

Os lábios também costumam ressecar bastante no inverno. Hidratantes labiais ajudam a evitar rachaduras. Não se esqueça ainda de aplicar filtro solar no rosto diariamente, mesmo se o tempo estiver nublado.

Higienização das mãos

Higienização para cuidar da saúde no inverno -SEPAC

Durante o inverno a tendência é que os ambientes fiquem fechados, dificultando a circulação do ar e aumentando a proliferação de bactérias. Lavar as mãos regularmente é a melhor forma de se manter longe de gripes e resfriados, uma vez que 80% das infecções são transmitidas pelas mãos. Para uma proteção ainda mais eficaz, use o álcool em gel como um complemento da água e sabão.

Renovação do ar nos ambientes

Em casa, no trabalho e no transporte público, as janelas costumam ficar fechadas, passando uma falsa sensação de aconchego e bem-estar. Este hábito impede a renovação do ar e aumenta a transmissão de doenças. Deixe pelo menos uma fresta da janela aberta e evite aglomerações.

Atenção para roupas e cobertores

Higienização de cobertores para cuidar da saúde no inverno -SEPAC

Principalmente pessoas que sofrem de alergias respiratórias devem evitar usar cobertores e roupas que estavam guardados há vários meses no armário. Antes de trocar a roupa de cama ou vestir um casaco pesado é importante deixá-los ao sol. Também pode ser interessante lavar e passar um ferro quente sobre os cobertores, que devem ser trocados uma vez por semana. Ainda, não deixe de arrumar a cama ao levantar, evitando a proliferação de ácaros.

Veja também: Benefícios das frutas típicas do inverno

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário