15 outubro 2021

Desacelere: a importância de viver com leveza

Desacelere: a importância de viver com leveza

Ter uma vida tranquila e realizar as atividades do cotidiano de forma mais consciente contribui para a produtividade e para um maior equilíbrio entre as demandas. Confira como desacelerar e a importância de viver com leveza.

Atualmente, é comum que as pessoas apresentem um ritmo agitado para tentar cumprir com todas as tarefas do dia. Na contramão desse contexto, o movimento Slow Living (viver lentamente) foi criado nos anos 80 com a proposta de desacelerar para conhecer seu próprio tempo e administrá-lo com tranquilidade, independentemente do que a sociedade considera ideal.

Essa prática busca uma vida mais leve e saudável, fazendo uso consciente do tempo e valorizando o equilíbrio pessoal e profissional. Concentrar-se durante as refeições e respeitar o tempo de descanso e de trabalho, evitando distrações, são alguns exemplos práticos dessa filosofia. Ao desacelerar, é possível perceber benefícios na saúde mental e física, para efetuar as tarefas com mais qualidade e criatividade

Como viver com mais leveza

Como viver mais leve

Esteja presente

Busque sempre estar presente em cada momento, focando no que está acontecendo. Exercícios de respiração podem auxiliar a acalmar os pensamentos e facilitar a concentração.

Desconecte-se

Ter momentos offline é uma dica importante para quem busca uma vida mais tranquila. Para isso, determine períodos para desligar o celular e busque ficar sem ele quando possível. Já se você trabalha em frente ao computador, faça pequenos intervalos que permitam diminuir o fluxo de informações.

Faça uma coisa de cada vez

Ao fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, elas podem se alongar além do necessário. Por isso, procure organizar as demandas por prioridade e concentre-se em apenas uma atividade até completá-la, de modo a ter um desempenho mais satisfatório.

Pratique algum hobby

Desacelerar significa aproveitar melhor o tempo e consequentemente ter mais qualidade de vida. Para isso, considere também incluir na rotina atividades que proporcionem bem-estar, como cozinhar, aprender algo novo ou praticar exercícios físicos.

Leia mais: 5 dicas para tornar a casa um ambiente mais saudável

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário