12 setembro 2019

Saúde bucal: como evitar a sensibilidade dos dentes

Saúde bucal: como evitar a sensibilidade dos dentes

O cuidado com a saúde bucal é essencial, pois previne cáries, entre outros problemas, e a famosa sensibilidade dentária. Se você sente dores na hora de consumir alimentos muito frios ou quentes, é um indício de que seus dentes estão sensíveis.

Saúde bucal: porque dentes ficam sensíveis?

O dente é composto de esmalte, dentina e polpa. O esmalte é a camada branca e dura que o reveste. Na dentina existe uma parte mais macia, na qual as terminações nervosas da polpa terminam.

Quando os dentes ficam sensíveis é porque a dentina está exposta ou a camada do esmalte está muito fina. Assim, os nervos, mais próximos à superfície, enviam sinais elétricos para o cérebro informando qualquer alteração drástica de temperatura, o que resulta em dor aguda e passageira.

Escovação inadequada, uso incorreto do fio dental e doenças como bruxismo e gengivite podem ser responsáveis pela exposição da dentina, desgaste do esmalte ou retração da gengiva, prejudicando a saúde bucal.

Saúde bucal - SEPAC

Confira a seguir mais detalhes sobre hábitos que tendem a deixar os dentes sensíveis:

Lascar os dentes

Evite abrir embalagens ou garrafas com os dentes, o que pode expor a dentina.

Escovação com força

O movimento das cerdas (curto e suave) é o que faz com que os dentes fiquem limpos durante a escovação. Ou seja, não é necessário aplicar muita força à escova, pois isso faz com que a gengiva seja prejudicada, causando retração, além de desgastar os dentes. 

Bruxismo

O principal sintoma do bruxismo é o ranger ou apertar dos dentes enquanto dormimos. Isso faz com que o esmalte seja desgastado. Essa pressão também pode resultar em amolecimento dos dentes.

Caso você tenha bruxismo, é recomendado consultar um dentista. Normalmente, indica-se utilizar um protetor bucal à noite.

Refluxo

Os ácidos produzidos pelo refluxo gastroesofágico, no momento que chegam à boca e entram em contato com os dentes, provocam a erosão do esmalte, causando sensibilidade dentária.

Leia também: Cuidados ao praticar exercícios em dias frios

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário