28 março 2019

Cuidados básicos para fazer cosméticos naturais em casa

Cuidados básicos para fazer cosméticos naturais em casa

Seja para economizar, priorizar a saúde ou até mesmo como forma de hobby, muitas pessoas têm aderido ao chamado slow beauty, um movimento que propõe o resgate de fórmulas naturais no cuidado com o corpo. Apesar das inúmeras vantagens, fazer cosméticos naturais em casa exige alguns cuidados.

O primeiro deles é buscar informação de qualidade. Atualmente existem inúmeros grupos de discussão para este fim em redes sociais, mas vale lembrar que cada organismo é único e que uma fórmula ótima para determinado tipo de pele pode agir de maneira diferente em outro. Assim, vale conversar com especialistas, estudar sobre a reação de determinadas substâncias ou até mesmo buscar cursos ou oficinas na área.

Certos produtos naturais, como babosa ou canela, podem causar reações na pele se não forem usados corretamente. Por isso, antes de aplicar no rosto ou no corpo as receitas que você preparar, faça um teste em uma pequena área do braço. Desta forma é possível descobrir, inclusive, uma alergia desconhecida.

Grandes fabricantes adotam um rigoroso controle de qualidade no momento da produção. Você deve fazer o mesmo, mas em menor escala, é claro. Higienize bem as mãos e a superfície antes de preparar os cosméticos, utilize apenas recipientes limpos para armazenar os produtos e faça em pequenas quantidades por vez. Caso sinta a necessidade de aumentar a receita, use potes de vidro com boa vedação e guarde-os ao abrigo da luz e do calor. Dependendo da fórmula, será preciso conservar em geladeira.

Outra dica é ter paciência. Nem sempre a primeira tentativa resultará em um cosmético perfeito. Assim, faça testes, anote o que deu errado e o que pode ser melhorado e tente de novo.

Veja também: Ciclovia solar: conheça a pista geradora de energia

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário