13 dezembro 2018

Conhecimento de beleza milenar: como cuidar melhor de você

Conhecimento de beleza milenar: como cuidar melhor de você

Você já ouviu falar sobre a medicina ayurveda, ou então a beleza ayurvédica? Pois essa tendência de cuidados com o corpo e a mente promete ganhar muitos adeptos nos próximos anos.

Saiba mais essas técnicas!

O que é ayurveda?

Ayurveda é uma técnica milenar de cuidado com o corpo e a mente, e surgiu na região que hoje delimita a Índia e o Paquistão. Acredita-se que é o sistema de saúde mais antigo do mundo, com mais de cinco mil anos de história.

Este tipo de cuidado engloba todo um método que vai muito além da estética, por isso, a beleza ayurvédica acontece de dentro para fora. Isso significa que se o metabolismo está em equilíbrio, a parte externa do corpo também estará.

O que é ayurveda

Foco em prevenção, não cura

Esse sistema de tratamento foca na prevenção, e não na cura de sintomas. É uma medicina realizada individualmente, com atenção especial para as necessidades de casa um.

Classificações ayurveda

Existem algumas classificações que ajudam a entender os ingredientes necessários para uma vida mais harmônica e um corpo mais saudável. Elas são chamadas de doshas: combinações de aspectos mentais, emocionais, físicos e sociais relacionados aos elementos básicos que formam a vida – água, fogo, terra, ar e éter.

Existem três tipos de dosha que ajudam a descobrir os tratamentos necessários para cuidar de si mesmo:

  • Vata: ar e éter compõem a estrutura das pessoas Vata, que são longilíneas e magras, sem músculos aparentemente definidos. Tais pessoas podem ter problemas nas articulações, por falta de uma boa lubrificação entre elas. São tipos distraídos e muito criativos, mas podem encontrar dificuldade de concluir projetos. Desarmonia: a distração pode ser excessiva.
  • Pitta: pessoas do elemento fogo. São falantes, ágeis e não gostam de ser contrariadas. Têm músculos bem definidos, olhos claros, veias das mãos bem aparentes e pele oleosa. São empreendedoras, “fazem as coisas acontecerem”. Desarmonia: tendência a ficarem nervosas e irritadas facilmente. Podem ser inquietas demais.
  • Kapha: proveniente da união entre água e terra. Pessoas de Kapha apresentam uma estrutura física mais arredondada, desde as extremidades, ombros e até olhos, e costumam reter líquidos no organismo. Têm uma boa memória e, apesar de menos ágeis, concluem as tarefas que fazem com excelentes resultados. Desarmonia: costumam adiar as obrigações.

Classificações ayurveda

Como tudo isso se aplica à beleza?

Ao identificar o seu dosha predominante, você saberá atender ao seu corpo com o que ele precisa para ficar em equilíbrio: adaptar a rotina, trocar a dieta, inserir práticas de exercícios, etc.

Como tudo isso se aplica à beleza

Beleza ayurvédica na prática

Existem algumas práticas comuns da medicina ayurvédica que podem ser aplicadas em todos os doshas e ajudam no processo de identificação:

1. Desintoxicação com óleo

É uma prática famosa dentro do método. Basicamente, utiliza-se óleo natural para desintoxicar os dentes e as gengivas. Basta colocar uma colher de sopa de algum óleo natural na boca e bochechar por até 20 minutos, descartando em seguida.

2. Esfoliação diária

A esfoliação ajuda a limpar toxinas do corpo, remover células mortas e estimular a circulação sanguínea.

3. Movimentando-se

Procure exercícios que ajudem a movimentar o corpo e acalmar a mente, incentivando uma respiração mais consciente. Além disso, vale a pena colocar algumas pausas no seu dia a dia de trabalho para respirar fundo e estimular a circulação.

 

Veja também: Benefícios da grama de trigo para a saúde

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário