12 novembro 2021

Como desenvolver novos hábitos

Como desenvolver novos hábitos

Na jornada para uma vida mais leve e saudável, com frequência é necessário desenvolver novos hábitos. Aderir a práticas diferentes pode melhorar o bem-estar e a qualidade de vida em geral, porém isso requer persistência e adaptações na rotina. Por isso, separamos algumas dicas de como estabelecer novos hábitos de maneira consistente.

Em primeiro lugar, é preciso compreender quais são os estímulos envolvidos na escolha de novos hábitos. Caso a meta seja fazer caminhadas no parque diariamente, por exemplo, identifique qual é sua principal intenção, como viver com mais saúde, ter um momento de descontração, aumentar o contato com o sol e a natureza, entre outras. A consciência sobre o que leva você a aderir a uma determinada prática aumenta as chances de ser persistente.

Comece com algo simples

Dicas para inserir novos hábitos no dia a dia

Muitas pessoas precisam de motivação para começar novos hábitos, e haverá dias em que você não estará com vontade de fazer esta ou aquela atividade. Para que esse processo seja tranquilo, inicie com algo simples. Tomando como exemplo o objetivo de ler uma certa quantidade de livros por ano, estipular um tempo diário de leitura ou um determinado número de páginas já é um progresso. Aos poucos você pode, caso se sinta confortável, aumentar o ritmo.

Persista por 21 dias

Acostumar-se com novos hábitos pode demorar. Com frequência, inclusive, o processo de aderir a uma prática precisa ser iniciado algumas vezes. Entretanto, estudiosos afirmam que se você persistir em um hábito por 21 dias seguidos, o cérebro entende que a prática faz parte da rotina. Esse também é, alegadamente, o período necessário para abandonar um costume antigo.

Reconheça o progresso

Novos hábitos para 2022

Avaliar o seu progresso e rever pontos que precisam ser melhorados, bem como comemorar o que foi conquistado, é muito importante durante o processo de adquirir novos hábitos. Se a sua intenção é meditar todos os dias, mas até o momento você consegue três vezes na semana, essa já é uma mudança positiva na rotina. Com esse pensamento é possível sentir-se mais motivado para alcançar a meta estipulada.

Recomece sempre que precisar

Com as mudanças constantes no cotidiano, é comum que a prática que você pretende incorporar à rotina seja deixada de lado. O importante é respeitar o seu tempo e retomar seu objetivo quando possível, se essa for sua vontade. Lembre-se que aderir a novos hábitos pode precisar de alguns recomeços até sua concretização.

Leia mais: 4 hábitos alimentares para uma rotina saudável

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário