28 fevereiro 2018

Celular demais prejudica a saúde?

Celular demais prejudica a saúde?

Há vários anos, o celular já faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros. A tecnologia facilita diversos aspectos da rotina, como o trabalho, a recreação e, principalmente, a comunicação. Mas é preciso usá-lo de forma moderada. Saiba por quê.

Sono alterado

Segundo especialistas, usar o celular à noite afeta a qualidade do sono. De acordo com uma pesquisa feita pelo King’s College de Londres, crianças e adolescentes que têm acesso aos eletrônicos à noite estão sujeitos a desenvolver problemas físicos e psicológicos.

Postura comprometida

O uso excessivo do celular também está ligado a problemas na coluna. Ao utilizarmos o aparelho, inclinamos o pescoço para baixo, o que sobrecarrega as vértebras. O problema se inicia com uma dor muscular de baixa intensidade e pouca duração, mas pode agravar-se e resultar em desgaste da cartilagem e até formar uma hérnia de disco.

Questões relacionadas à postura também incluem o desenvolvimento de cifose, lordose ou curvatura excessiva do pescoço.

Olhos cansados

A visão também fica comprometida por causa da luz azul-violeta das telas de celular, provocando sintomas semelhantes aos de quem tem miopia: embaçamento da visão, imagens turvas, ressecamento, cansaço visual e irritação.

Celular demais prejudica a saúde?

O músculo dos olhos sofre com o hábito, pois precisa se contrair para focar objetos mais próximos. Esse esforço aumenta ao olhar para a tela com a luz do quarto apagada.

O que fazer?

É possível usar o aparelho sem afetar a saúde. A ginástica holística – método que atua junto com a respiração correta, o equilíbrio e o tônus muscular –, é uma boa opção para aliviar a sobrecarga do pescoço e costas. As técnicas de Reposição Postural Global (RPG) também são excelentes aliadas de quem faz uso do eletrônico. Ambas devem ser praticadas sob a orientação de um fisioterapeuta.

Celular demais prejudica a saúde?

Quando você estiver com o celular em mãos, mantenha o pescoço o mais ereto possível e levante o aparelho na altura do olhar. O médico Righesso Neto aponta que “você deve levar a tela aos olhos e não os olhos à tela”. As ligações e mensagens de voz são opções melhores em relação a digitar textos.

Pilates, RPG e ioga são atividades físicas prazerosas e que fortalecem a musculatura da coluna. Faça alongamentos de pescoço, mãos e braços diariamente.

Ao anoitecer, mantenha o celular longe. Aproveite para tomar um banho relaxante, ouvir uma música tranquila, ficar na companhia dos familiares e descansar, para começar o dia seguinte com ânimo e mais qualidade de vida.

Veja também: Cuidados com a pele no verão 

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário