02 abril 2018

Atividades físicas para o coração

Atividades físicas para o coração

Praticar exercícios físicos proporciona inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente, e para isso não há restrição de idade. Uma atividade regular eleva os níveis de endorfina no cérebro – hormônio responsável pelo nosso humor. O resultado é uma melhora significativa na autoconfiança e diminuição da ansiedade.

Quem se exercita reduz as chances de diabetes, obesidade e hipertensão e os níveis de colesterol. Estudos da Universidade de São Paulo (USP) apontam que as atividades aeróbicas fazem uma “limpeza” nas células cardíacas, livrando-as de estruturas que não fazem bem. Se você ainda não pratica e quer melhorar a saúde de seu coração, nunca é tarde para começar! Confira as dicas a seguir e melhore a sua vida.

Com que frequência se exercitar

Você pode incluir os exercícios em sua rotina sem abdicar muito do seu tempo livre. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, cerca de duas horas e meia de exercícios por semana já diminuem o risco de doenças cardíacas em 14%. Logo, o tempo ideal diário é de pelo menos meia hora.

É importante estabelecer uma regularidade, para que o corpo se acostume com a nova rotina. Os efeitos benéficos da atividade física são vistos a médio e a longo prazo, por isso, defina a meta de se movimentar sempre.

Quais atividades fazer 

Para fortalecer o sistema cardiovascular, opte por caminhada, bicicleta, natação, corrida e aulas aeróbicas, excelentes exercícios para elevar a frequência cardíaca. Se você não tem tempo de frequentar uma academia, existem aplicativos no celular que disponibilizam aulas, com flexibilidade de tempo para quem inclui as atividades em meio à rotina atribulada.

Atividades físicas para o coração

A caminhada ao ar livre também é uma boa opção para manter a saúde do coração. As passadas reduzem a pressão arterial, aumentam o fluxo de sangue e expandem os vasos sanguíneos. Além disso, caminhar regula os níveis de colesterol e auxilia na oxigenação do sangue.

Varie os exercícios

Os benefícios da atividade física são ainda mais expressivos quando se varia a modalidade durante a semana. Por isso, se você intercala corrida, dança e pedalada, por exemplo, a saúde do seu coração será muito mais beneficiada. De acordo com pesquisas, alternar treinos contínuos e intervalados também é mais eficaz no aumento do consumo de oxigênio de nosso corpo.

Antes de iniciar a prática de exercícios, consulte um médico para se informar sobre o que você deseja fazer e o tempo ideal para cada exercício. Se preferir, reúna-se com amigos para que a atividade se torne ainda mais prazerosa. O importante é se movimentar!

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