Ações diárias que ajudam a melhorar a qualidade do sono
Segundo pesquisas recentes sobre o sono do brasileiro, a insônia crônica afeta cerca de 40% da população. As dificuldades para dormir variam de acordo com cada indivíduo, envolvendo tanto a parte física quanto a psicológica. Se você se encaixa nesta parte da população ou conhece alguém que sim, atente-se para algumas ações diárias que ajudam a melhorar a qualidade do sono.
Alimentação
Próximo ao horário de escurecer, evite alimentos pesados e cafeína. Indica-se fazer lanches leves com frutas, torradas e chás (exceto o chá preto).
A nicotina também pode comprometer diretamente a qualidade do sono.

Rotina
Ter um horário definido para dormir e acordar é fundamental para uma boa noite de sono. Dessa forma, seu corpo cria e se molda ao ritmo cicardiano – ciclo biológico relacionado aos sinais (luminosidade, temperatura, atividade, etc.) para adormecer e acordar.
Atividades relaxantes
Dentro da sua rotina, também pode ser positivo incluir hábitos relaxantes. Ao fazer a mesma atividade todas as noites e em seguida deitar-se para dormir, a sensação de prazer ou mesmo de “dever cumprido” relaxa o corpo e a mente, contribuindo com o sono.
Exemplos de atividades para estimular o sono:
- Tomar um banho
- Ler um livro
- Ouvir música com as luzes apagadas
- Recolher-se mais cedo para se adaptar ao escuro
- Arrumar a cama
- Trocar de roupa/vestir o pijama
- Tomar um chá na cama

Aparelhos desligados
Uma das coisas que mais atrapalham o sono é o uso de aparelhos como celular, tablet, computador e TV. Ao deitar-se, deixe todos os dispositivos longe, de preferência fora do quarto. Para potencializar a imersão no momento de relaxar, comece a “se desligar” de todos os aparelhos 30 minutos antes de deitar.

Meditação
Reserve os últimos 10 minutos antes de deitar para meditar ou praticar ioga. Assim, o corpo libera substâncias que induzem ao relaxamento.
Veja também: Livros infantis para ler antes de dormir
Deixar um comentário