30 outubro 2020

6 mudanças no quarto para dormir melhor

6 mudanças no quarto para dormir melhor

Uma boa noite de sono é vital para que o corpo possa fortalecer o sistema imunológico, liberar hormônios importantes e estimular a memória. Assim, aconselha-se dormir de 6 a 8 horas por noite, sem interrupção.

Ocorre que muitas vezes o tempo ideal de descanso é negligenciado em decorrência de compromissos sociais ou profissionais. Se você busca formas de melhorar a qualidade do sono, confira seis mudanças no quarto para dormir melhor.

Atividades relaxantes

Ao criar um hábito todas as noites antes de deitar, a sensação de prazer ou de “dever cumprido” relaxa o corpo e a mente, contribuindo com o descanso. São exemplos de atividades para estimular o sono:

  • Ler um livro
  • Ouvir música com as luzes apagadas
  • Recolher-se mais cedo para se adaptar ao escuro
  • Arrumar a cama
  • Trocar de roupa/vestir o pijama
  • Tomar um chá na cama

Pintar o quarto de cores neutras

Para quem busca um sono reparador, paredes de cores marcantes, como rosa, roxo ou vermelho, são pouco indicadas. De acordo com a Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, o ideal é que o quarto seja pintado com cores calmantes, como cinza, off-white, amarelo-claro, verde e azul.

mudanças para dormir melhor - SEPAC

Cortinas

As cortinas são um item indispensável para uma boa noite de sono. Além de terem variedades para todos os estilos, os modelos do tipo blackout bloqueiam a entrada da luz no ambiente, o que contribui para o descanso.

Troque os lençóis

Além de elevar a qualidade do sono, trocar os lençóis regularmente também é benéfico para outros aspectos da saúde. Materiais sintéticos são pouco confortáveis e podem irritar a pele, já as opções 100% algodão são as mais macias e indicadas.

Aparelhos desligados

Aparelhos como celular, tablet, computador e TV são alguns dos principais responsáveis por interferir na qualidade do sono. Ao deitar-se, procure deixar todos os dispositivos afastados, de preferência fora do quarto. Para relaxar ainda mais, comece a “se desligar” dos aparelhos 30 minutos antes de deitar.

Renove o travesseiro

Com o tempo, o travesseiro vai perdendo a firmeza e o posicionamento errado do pescoço compromete o descanso, gerando ou agravando problemas relacionados à postura. Alguns sinais podem indicar a necessidade de troca do travesseiro: manchas amareladas no tecido, desconforto ao acordar ou rinite alérgica.

Experimente adotar essas dicas e observe uma melhora efetiva na qualidade do seu sono!

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