04 outubro 2019

5 motivos para você andar de bicicleta

5 motivos para você andar de bicicleta

Uma das formas mais prazerosas de praticar exercícios é andar de bicicleta. Para muitos, a atividade remete a uma sensação nostálgica, para outros, é um meio de locomoção urbana ou sinônimo de diversão, treino, terapia… Seja qual for sua relação com a prática, ela sem dúvida beneficia a mente e o corpo. Confira 5 motivos para você andar de bicicleta!

Fortalecimento muscular

andar de bicicleta - sepac

Pedalar envolve todos os grupos musculares, mesmo quando feito de forma leve, o que exige grande esforço físico, mas fortalece tanto as pernas quanto o corpo.

Aumento do fôlego

Durante a pedalada é preciso manter um bom ritmo respiratório, fazendo com que seus pulmões sejam ativados com maior intensidade. Isso resulta no aumento gradativo do fôlego, contribuindo para atividades mais longas e uma melhor qualidade no exercício.

Controle da glicemia

Andar de bicicleta aumenta a produção de insulina no corpo, hormônio responsável por permitir a entrada da glicose nas células. Neste sentido, a atividade previne e reduz o risco de diabetes.

Redução do colesterol

Outro benefício do exercício é que acelera o metabolismo, fazendo com que as substâncias que contêm colesterol ruim (LDL) sejam queimadas mais rapidamente. Isso ajuda na prevenção de problemas de saúde relacionados a esse fator.

Perda de peso

andar de bicicleta - sepac

Como é uma atividade de intensidade constante e trabalho cardíaco, andar de bicicleta estimula a queima de calorias e gordura, contribuindo para a perda de peso e o consumo das reservas adiposas.

O exercício é ainda recomendado para pessoas com alguma limitação nas articulações, pois tem menores níveis de impacto se comparado com outras atividades.

Leia também: Cuidados ao praticar exercícios em dias frios

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