03 maio 2021

5 formas de elevar a imunidade e manter a saúde

5 formas de elevar a imunidade e manter a saúde

Para manter um estilo de vida saudável, são imprescindíveis os cuidados com o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. Eles permitem reduzir as chances de contrair gripes e outras doenças, e caso elas aconteçam, a tendência é que os sintomas tenham intensidade bem menor. Assim, para viver com mais saúde e qualidade, é fundamental manter na rotina hábitos para elevar a imunidade. Confira abaixo alguns deles.

Alimentação balanceada

Cultivar uma alimentação saudável é uma das principais maneiras de manter o sistema imunológico estável. Para isso, é essencial incluir nas refeições legumes, vegetais e frutas, que são ricos em nutrientes. O consumo diário de nozes e sementes, por exemplo, fornece antioxidantes que combatem eventuais inflamações no organismo.

Vegetais como brócolis e couve, por sua vez, auxiliam no processo natural de desintoxicação do corpo. Já frutas cítricas como kiwi, limão e laranja são essenciais para reforçar a imunidade, graças à rica composição de vitaminas presente nelas.

Qualidade do sono para elevar a imunidade

O período correto de descanso – de pelo menos 8 horas por noite – é essencial para repor as energias. A privação de sono é um dos fatores responsáveis pela queda da imunidade, além de provocar fadiga, cansaço, distração e estresse.

Portanto, a qualidade do sono deve ser uma prioridade, e pode ser melhorada por meio de atividades relaxantes e roupas de cama apropriadas. Outro hábito saudável é afastar-se dos aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes do horário de dormir. 

Fuga do estresse

Homem praticando ioga para elevar a imunidade - SEPAC

As tensões habituais do cotidiano e do trabalho naturalmente acarretam algum estresse que, quando excessivo, pode provocar queda na imunidade. Portanto, para garantir que as células do organismo funcionem adequadamente, é importante cultivar atividades e práticas que estimulem o bem-estar. Exercícios como ioga e meditação, por exemplo, são alternativas que aliviam a mente das preocupações corriqueiras e regulam o sistema nervoso e os hormônios, resultando em equilíbrio e sensação de bem-estar, que combatem o estresse.

Água para elevar a imunidade

Manter-se hidratado é, sem dúvida, um dos pontos-chave para um sistema imunológico saudável. Diferente de líquidos como sucos e chás, a água é livre de açúcares, aditivos e calorias, além de remover o excesso de impurezas no organismo. Dessa forma, para prevenir problemas de saúde, dores de cabeça, desatenção e as alterações de humor características da desidratação, é imprescindível beber bastante água durante o dia. Quem pratica exercícios físicos regularmente deve dar uma atenção especial a esse ponto, já que a perda de líquido é maior.

Luz solar

Mulher tomando sol para elevar a imunidade - SEPAC

O hábito de tomar sol no dia a dia é essencial para a absorção de vitamina D pelo organismo. Ela exerce um importante papel no funcionamento do sistema imunológico, visto que auxilia o corpo na produção de anticorpos. Portanto, para elevar a imunidade e manter bons níveis de vitamina D, recomenda-se contato com a luz solar sempre que possível, com os devidos cuidados. Até mesmo uma caminhada ao sol por cerca de 10 a 15 minutos já assegura uma produção de vitamina D satisfatória para o sistema imunológico.

Hábitos como esses ajudam a manter o corpo saudável e contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Leia também: Mitos e verdades sobre o uso do micro-ondas

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário