18 Maio 2020

5 dicas para um coração saudável

5 dicas para um coração saudável

Cuidar da saúde do coração é fundamental para evitar o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Além disso, fatores de riscos como diabetes, obesidade, colesterol alto, hipertensão, tabagismo, sedentarismo e histórico familiar podem contribuir para o aparecimento de doenças relacionadas a esse órgão.

Entretanto, por meio de hábitos preventivos diários, você pode ter um coração mais saudável. Pensando nisso, separamos 5 dicas conforme as orientações da diretora da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Gláucia Moraes de Oliveira. Confira!

1 – Realize uma avaliação médica anualmente

Ao realizar um check up do coração anualmente, ficará mais fácil identificar se você possui predisposição a algum problema cardiovascular. Logo, isso possibilita a adoção de medidas preventivas. Além disso, é importante a realização do exame de sangue para verificar os níveis de triglicerídeos e colesterol, que devem contar com avaliação médica da presença de síndrome metabólica ou diabetes.

2 – Mantenha uma dieta saudável

Uma dieta adequada desempenha papel fundamental na prevenção de doenças crônicas e na manutenção da saúde do coração. “Diversos estudos observacionais encontraram forte associação entre o consumo de grãos, frutas e hortaliças, alimentos ricos em vitaminas e minerais e menor risco para doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio“, afirma a especialista Gláucia. Aliás, o consumo de sal também deve ser reduzido.

coração saudável - SEPAC

3 – Mantenha um peso adequado

O índice de massa corpórea (IMC) deve ser acompanhado, pois a obesidade e o sobrepeso estão entre os principais fatores de doenças cardiovasculares. Nas últimas décadas, o percentual mundial de homens acima do peso ideal cresceu de 28,8% para 36,9% entre 1980 e 2013. A situação das mulheres é ainda mais agravante: nesse mesmo período, o número aumentou de 29,8% para 38%.

4 – Abandone o cigarro

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quase 6 milhões de pessoas morrem por ano devido ao consumo de tabaco. Doenças crônicas costumam se manisfestar 30 anos após o início do consumo regular e a principal causa evitável de doença cardiovascular no mundo é o tabagismo. Portanto, deixar o cigarro traz benefícios imediatos à saúde, em qualquer idade.

5 Pratique exercícios físicos regularmente

Conhecido como um fator de risco direto para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, o sedentarismo está interligado a mortes por doença venosa crônica (DVC). “O incremento da atividade física se relaciona com ganho de saúde, melhor qualidade de vida e maior expectativa de vida“, assegura Gláucia.

Através de medidas preventivas, podemos evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, é imprescindível aderir a hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos. Isso contribui significativamente para ter um coração mais saudável.

Leia também: Cinco alimentos que contribuem para a saúde do coração

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário