10 janeiro 2022

5 dicas para manter a qualidade do ar interno em casa

5 dicas para manter a qualidade do ar interno em casa

Um importante fator para preservar a saúde e o bem-estar em casa é a qualidade do ar interno. Confira abaixo algumas dicas para melhorar esse quesito em sua residência.

Ventilação

Garantir a boa circulação de ar é fundamental para manter os ambientes saudáveis. Além de ajudar no controle da umidade e no conforto térmico, a ventilação cruzada – isto é, sem indução mecânica – evita o acúmulo de resíduos e poeiras que podem desencadear alergias ou problemas respiratórios.

Assim, abrir portas e janelas de duas a três vezes ao dia reduz os contaminantes e propicia a renovação do ar interno. Um aparelho que pode contribuir nesse sentido é o exaustor, que, especialmente na cozinha e no banheiro, atua na remoção de partículas e regula a umidade do ar.

Plantas para elevar a qualidade do ar interno

A relação das plantas com a qualidade do ar

Inserir plantas na decoração da casa é outro meio de manter a qualidade do ar interno. Isso porque elas funcionam como verdadeiros filtros para toxinas presentes na atmosfera e renovam o volume de oxigênio durante o dia.

Segundo a NASA, algumas das espécies de plantas mais indicadas no processo de purificação do ar são a samambaia americana, a gérbera, o crisântemo, a palmeira de jardim e a jiboia.

Limpeza frequente

Manter a casa limpa evita o acúmulo de resíduos, mofo, umidade, ácaros e partículas que podem desencadear alergias. Nesse sentido, algumas dicas são lavar com frequência lençóis e fronhas, secar as roupas em espaços abertos ou próximo a janelas, utilizar desumidificadores de ambiente e priorizar o uso de aspirador com filtro de água em vez de outros modelos ou da vassoura. Uma forma de otimizar a limpeza da casa é optar por revestimentos lisos e sem textura, que favorecem a manutenção e a higienização. É o caso de pisos laminados e de cerâmica.

Como elevar a qualidade do ar em casa

Purificadores de ar

Outro equipamento que vale o investimento para manter a qualidade do ar interno é o purificador de ar. Esse aparelho auxilia na circulação e filtra pelos, bactérias e ácaros. Além de reter tais impurezas, os purificadores eliminam poeira e odores do ambiente, mantendo os cômodos mais salubres e agradáveis.   

Cosméticos e produtos de limpeza naturais

Os produtos de limpeza tradicionais são compostos por químicos que tendem a ficar retidos nas roupas e superfícies. Portanto, é válido optar por alternativas naturais visando melhorar a qualidade do ar e preservar a saúde dos moradores.

Isso também vale para certos aromatizantes, incensos e velas, que mesmo exalando perfumes agradáveis, liberam químicos que comprometem a qualidade do ar interno. Assim, dê preferência a produtos naturais.

Medidas como essas permitem melhorar a salubridade dos ambientes e o bem-estar dos moradores.

Leia mais: Uso consciente: como elevar a eficiência energética do lar

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário