25 outubro 2021

5 alimentos que melhoram a saúde da pele

5 alimentos que melhoram a saúde da pele

Para além da skincare com produtos específicos, os cuidados com a pele requerem sobretudo uma dieta saudável para nutrir a cútis. Confira abaixo cinco alimentos que melhoram a saúde da pele!

Espinafre para a saúde da pele

Incluir o espinafre na alimentação é ótimo para aumentar o consumo de  vitaminas, antioxidantes e ferro. Esse vegetal é ideal para combater problemas como acne, visto que a vitamina A reduz a produção de oleosidade facial e, consequentemente, as inflamações na pele.

Além disso, o ácido fólico e a vitamina K presentes no espinafre melhoram o aspecto da pele, reduzindo também olheiras e manchas. Recomenda-se ingerir as folhas cruas, a fim de conservar melhor os nutrientes.

Pimentão vermelho

Seja cru ou cozido, uma unidade de pimentão vermelho proporciona, além do sabor marcante, mais de 100% da dose de vitamina C que o organismo necessita diariamente, bem como fibras e vitamina B6.

Por ser rico em carotenoides, substâncias com fortes pigmentos, esse tipo de pimentão auxilia na prevenção de rugas, cravos e espinhas e ainda aumenta a circulação de sangue na cútis. Além de ser benéfico para a saúde da pele, o pimentão vermelho possui pouquíssimas calorias (cerca de 30 kcal por unidade) e tende a elevar a sensação de saciedade devido às suas fibras.

Batata-doce

Alimentos que melhoram a aparência da pele

A batata-doce é um alimento que faz bem para a saúde da cútis e tem preparo muito versátil: pode ser grelhada, cozida e assada, com ou sem casca.

Por ser rica no pigmento natural betacaroteno e em vitamina C – que no corpo humano são convertidos em vitamina A –, a batata-doce atua como antioxidante que auxilia na proteção contra queimaduras de sol e efeitos dos raios UVB e UVA, mantendo a pele firme, úmida e saudável.

Aveia

No grupo dos cereais, a aveia destaca-se como um alimento altamente benéfico à saúde da pele, por ser rica em ácido fólico, zinco, vitaminas B1, B3, B6 e E e avenantramidas, substâncias antioxidantes e antienvelhecimento.

Essa poderosa composição da aveia forma uma barreira que tende a reter a hidratação da pele, facilitando o desenvolvimento de células saudáveis contra o envelhecimento precoce da cútis, retardando assim as rugas e linhas de expressão.

Graças ao ácido fólico, a aveia também eleva a produção de colágeno, que mantém a pele tonificada e mais firme. Já outros nutrientes presentes nesse alimento são eficazes no combate a inflamações da pele. Recomenda-se consumir uma colher de sopa de aveia por dia, em vitaminas, saladas de fruta ou no iogurte.

Melancia para a saúde da pele

Dicas para manter a aparência da pele

O alto teor de vitaminas A, B, C e E da melancia, assim como de carotenoides, tem função antioxidante que protege a pele e combate o envelhecimento precoce. Por ser um alimento rico em água, a melancia também ajuda a manter a pele hidratada e bonita. A fruta pode ser consumida em sua forma natural ou em sucos

A inclusão desses alimentos na rotina tende a beneficiar não só a saúde da pele, mas a do corpo de forma geral.

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