24 Maio 2021

4 hábitos alimentares para uma rotina saudável

4 hábitos alimentares para uma rotina saudável

Manter uma alimentação saudável e balanceada está entre os principais hábitos de quem preza por viver com mais qualidade. Comer moderadamente, optar por alimentos nutritivos e atentar-se à procedência deles são alguns costumes alimentares que beneficiam o funcionamento e a saúde do organismo. Confira mais abaixo.

A primeira refeição do dia

A refeição matinal é considerada uma das mais importantes do dia, fundamental para ativar o metabolismo, proporcionar mais disposição em longo prazo e fornecer a energia necessária para encarar a rotina.

Entre as opções de alimentos para o café da manhã, boas alternativas que sustentam e dão energia são: leite, iogurte, suco, queijo, pães e frutas.

Hábitos alimentares saudáveis

Homem praticando hábitos alimentares saudáveis

Para além do café da manhã, o consumo de frutas está entre os hábitos alimentares mais saudáveis. Junto a elas, verduras, legumes e oleaginosas são opções que fornecem ao corpo os nutrientes necessários para seu bom funcionamento.

Consumir porções de frutas no café da manhã e hortaliças no almoço e no jantar pode ser feito de forma gradual, para quem está começando a incluir os hábitos alimentares saudáveis na rotina.

Consuma sem pressa

Na correria diária, tornou-se comum fazer as refeições com pressa e em pouco tempo. Esse hábito, entretanto, deve ser evitado, tanto pela má digestão que proporciona, quanto pela tendência de consumir uma quantidade maior de comida. Isso porque o organismo leva certo tempo, depois que você começa a comer, para gerar sensação de saciedade.

Dessa forma, o ideal é comer com calma para que a ingestão de alimentos seja adequada e para que você possa se sentir satisfeito em cada refeição.

Evite alimentos ultraprocessados

Mulher comprando alimentos saudáveis - SEPAC

Ao fazer as compras para abastecer a casa, recomenda-se evitar alimentos industrializados sempre que possível. Quanto menos processadas são as refeições, mais saudáveis tendem a ser.

Portanto, antes de realizar a compra, uma dica é planejá-las a partir de um cardápio semanal, de preferência com alimentos nutritivos que não contenham corantes, conservantes ou aromatizantes.

Para refeições ainda mais saudáveis, os alimentos orgânicos são ótimas alternativas, pois são produzidos em condições sustentáveis e sem agrotóxicos.

Por fim, associado aos hábitos alimentares saudáveis está o costume de hidratar-se regularmente. Diversas vitaminas – as hidrossolúveis, por exemplo – dependem da água para serem absorvidas pelo organismo. Além disso, um corpo bem hidratado elimina mais facilmente as toxinas e mantém reguladas as suas funções.

Leia mais: 5 formas de elevar a imunidade e manter a saúde

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário