10 junho 2020

Saiba como usar e manusear máscaras de maneira correta

Saiba como usar e manusear máscaras de maneira correta

Com a propagação da covid-19 pelo mundo, o uso de máscaras tornou-se mais do que um hábito, e sim uma precaução essencial adotada pela população para enfrentar a pandemia. Esses utensílios são uma das principais recomendações feitas pelo Ministério da Saúde, por dificultarem a transmissão do vírus, especialmente quando há proximidade ou interação entre as pessoas.

As máscaras funcionam como verdadeiras barreiras para as gotículas de espirros, tosses e saliva, assim o risco de transmissão é amenizado. Portanto, é fundamental saber como manuseá-las, a fim de evitar riscos de contaminação pelo uso equivocado. Confira abaixo.

Colocação

Para proteger o rosto, as mãos precisam estar higienizadas com água e sabão ou com álcool 70%. Uma recomendação é não passar maquiagem como base ou batom quando for usar a máscara. Ao colocar o equipamento – que deve estar limpo e intacto –, o ideal é que ele fique bem ajustado ao rosto, de modo a cobrir toda a região do nariz e da boca, sem que sobre espaço nas laterais. Uma vez que a máscara está ajustada, é importante não levar mais as mãos ao rosto. Caso haja a necessidade de ajuste, ele deve ser feito sempre pelos elásticos.

Durante o uso

As máscaras precisam ser trocadas depois de 3 horas, se ficarem úmidas – como acontece ao se falar muito –, se houver alguma rasura ou se elas apresentarem sujeira aparente. Ao realizar a troca, evite tocar na superfície do tecido e puxe-a pelos elásticos que encaixam nas orelhas. Em um diálogo, evite retirar ou abaixar a máscara, pois é justamente nesse tipo de contato que o contágio do vírus pode ocorrer com mais facilidade. Em caso de espirros, o ideal é ter pelo menos uma máscara extra na bolsa, para que a troca também possa ser feita.

Descarte

Para as máscaras descartáveis, que não devem ser reutilizadas, o correto é armazená-las dentro de algum envelope, saco plástico ou embalagem depois do uso, e então descartá-las em um lixo com tampa. Esta precaução é importante, pois caso elas estejam contaminadas, as pessoas que terão contato com o lixo estarão protegidas. No caso de máscaras de tecido, o cuidado deve ser maior, já que a intenção é mantê-las. Se a limpeza for feita na máquina, a lavagem deve ser realizada separada de todo o resto das roupas, panos ou toalhas.

como manusear e usar máscaras - SEPAC

A limpeza deve ser feita com água e sabão neutro ou detergente. Depois disso, a máscara deve permanecer de molho em uma solução de água e água sanitária por um período de 20 a 30 minutos. Deixe-a secar naturalmente. Quando estiver seca, uma recomendação é passar a ferro, pois a temperatura alta é um dos fatores que tornam o vírus inativo. Lembrando que se a máscara de tecido apresentar algum defeito, é necessário substituí-la por uma nova.

Conjunto de cuidados

É preciso que todos os passos anteriores sejam seguidos cautelosamente, para que o uso, a limpeza e o descarte das máscaras sejam sempre realizados da maneira adequada. Lembre-se que nenhuma máscara deve ser compartilhada, nem mesmo se ela estiver limpa.

Quando somadas às demais medidas preventivas, como a higienização frequente das mãos e a proteção das vias aéreas com os cotovelos ou lenços para espirrar e tossir, essas precauções acabam tendo um grande impacto na contenção do vírus.

Leia também: 5 dicas para um coração saudável

Fonte: Portal Anvisa e CNN Brasil

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário