24 junho 2020

Práticas de limpeza para o combate da covid-19

Práticas de limpeza para o combate da covid-19

Com a propagação do coronavírus pelo mundo, diversos hábitos passaram a ser incorporados na rotina das pessoas para a prevenção do contágio, principalmente relacionados à higiene. Para evitar a disseminação da covid-19, os cuidados com a limpeza pessoal, os objetos e os ambientes devem ser redobrados e exercidos diariamente, principalmente se houver pessoas dos grupos de risco entre os moradores. Assim, preserva-se a saúde de todos dentro de casa.

Limpeza da casa

Parte das práticas de limpeza diárias deve ser realizada nas superfícies de contato da casa, especialmente em maçanetas, torneiras, interruptores, janelas, mesas e cadeiras. Para a higienização, é necessário usar os produtos adequados, que podem ser: água sanitária, desinfetantes, álcool líquido 70%, produtos com cloro na composição, detergentes e sabonetes.

Lembre-se de utilizar luvas se possível, de manter os cômodos da casa ventilados e de lavar as mãos logo após a limpeza. Caso haja alguém com suspeita ou confirmação da covid-19 na família, o ideal é que essa pessoa seja a responsável pela higienização do ambiente em que ela está isolada.

Itens pessoais

No que diz respeito aos objetos pessoais, como computadores, celulares e fones de ouvido, quanto mais utilizamos esses itens, maior é o risco de contaminação. Portanto, o ideal é que a limpeza desses utensílios seja feita ao menos três vezes por dia, em particular a do celular – ao limpar o aparelho, desligue-o e retire a capinha protetora, se houver.

O produto ideal para esse tipo de higienização é o álcool isopropílico 70%, indicado para a limpeza de eletrônicos. Aplique o líquido em um pano e limpe todos os equipamentos.

limpeza covid - SEPAC

Saídas

Para os que estão isolados, sair de casa deve ser algo restrito apenas a necessidades como ir à farmácia e ao mercado ou outras urgências. Se não puder evitar o transporte público, tente não encostar nas superfícies do ônibus, mantenha as janelas abertas (o mesmo serve para carros) e evite tocar a região dos olhos, nariz e boca sem estar com as mãos lavadas. Ao espirrar ou tossir, proteja o rosto com o antebraço ou com um lenço.

higiene covid - SEPAC

Outras recomendações importantes ao sair são: manter uma distância de pelo menos um metro das pessoas, evitar contato direto com superfícies frequentemente tocadas, como barras de apoio e corrimãos, e lembrar sempre de higienizar as mãos com álcool em gel 70%. As partes do carro como maçanetas, câmbio e volante também devem ser limpas com um pano umedecido com álcool 70%.

Retorno para casa

Para evitar contaminação de origem externa, é fundamental realizar a limpeza de todo e qualquer item que tenha vindo de fora. Comece pelos sapatos, que devem ser deixados do lado de fora para serem limpos, assim como tudo o que você carrega, como o celular, a bolsa, a mochila, as compras feitas e a chave do carro. Tente não encostar em nada, tire a roupa do corpo, coloque-a em uma sacola para ser lavada posteriormente e vá direto para o banho.

Depois, comece a limpar as superfícies que foram tocadas antes da ducha, como as portas, as maçanetas e os interruptores. Embalagens e sacos plásticos com compras podem ser higienizados com uma mistura de água sanitária e água comum, ou com o próprio álcool 70%. Tudo o que vier de fora precisa ser sanitizado, basta verificar se o produto de limpeza em questão é adequado para determinado alimento ou objeto.

Outras orientações válidas para prevenir o contágio do vírus são lavar as roupas com água quente sempre que o tecido permitir, armazená-las em sacos até o momento da lavagem e higienizar o cesto de roupas sempre que possível.

Leia mais: Saiba como usar e manusear máscaras de maneira correta

Fonte: Drauzio Varella e Sul América Saúde Ativa

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário