03 novembro 2021

Upskilling: potencialize o crescimento profissional da equipe

Upskilling: potencialize o crescimento profissional da equipe

O mercado de trabalho requer, cada vez mais, desenvolvimento profissional para que os colaboradores acompanhem as tendências e agreguem inovação às organizações. Nesse contexto se encaixa o upskilling, bastante valorizado atualmente. Confira abaixo como aplicá-lo aos negócios.

Conceito de upskilling

Diante da volatilidade do mundo empresarial e do surgimento constante de novas demandas de mercado – especialmente no período da pandemia –, avanços tecnológicos e mudanças de hábitos vêm impulsionando a necessidade de requalificação nas empresas.

Assim, o upskilling se destaca como uma via de aprendizado e desenvolvimento contínuos, por meio da qual o profissional aprimora seu conhecimento sobre assuntos diversos e se atualiza para acompanhar as transformações do mercado de trabalho.

Independentemente da função do colaborador, o upskilling tem se mostrado um ótimo método para agregar qualidade profissional, impulsionar a carreira e conquistar mais credibilidade e visibilidade na empresa e na área de atuação.

Como estimular o upskilling na empresa

Upskilling no dia a dia

Aplicar o upskilling na cultura empresarial requer ações de diversos departamentos, desde o RH até a gestão da empresa. Algumas delas são:

  • Mapear habilidades: identificar e mapear habilidades relevantes para a empresa e para o mercado de trabalho é o primeiro passo para incorporar o upskilling aos negócios. Essa etapa inicial facilita detectar competências já existentes e as que necessitam de desenvolvimento para, a partir disso, oferecer treinamento adequado.
  • Programas de desenvolvimento: incorporar à rotina empresarial programas de treinamento geral da equipe, assim como treinos voltados a objetivos específicos, é essencial para desenvolver novas habilidades e elevar a performance dos colaboradores.  
  • Temas interdisciplinares: para além do domínio sobre temas fundamentais, o upskilling requer o conhecimento de assuntos interdisciplinares do mercado contemporâneo, tais como bem-estar financeiro, ética e Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) –  método de avaliação das práticas sociais, ambientais e de governança de uma empresa.
Aplicação do Upskilling no meio profissional

Vantagens de aderir ao upskilling

Estimular a qualificação dos integrantes da empresa é benéfico tanto para os profissionais envolvidos quanto para o crescimento das organizações em si.

O upskilling proporciona vantagens como aumento da criatividade, da inovação e da produtividade na rotina empresarial. Além disso, contribui para o desenvolvimento de novas funções e a realocação coerente de profissionais em novos cargos, diminuindo custos com a seleção de novos candidatos por meio da retenção de talentos.

Leia mais: Agilidade de aprendizagem: benefícios para a rotina corporativa

Fonte: InfoMoney e Gupy

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário