24 agosto 2020

Smart speakers: funcionalidade e tecnologia como aliados

Smart speakers: funcionalidade e tecnologia como aliados

Os avanços nas áreas de inteligência artificial (IA) têm permitido uma verdadeira revolução no mercado de bens de consumo. Eletrodomésticos, telefones, relógios e televisores inteligentes alteraram a forma como nos relacionamos, e os novos smart speakers vêm reforçar o conceito de casa conectada.

Esses aparelhos permitem ao usuário uma maior capacidade de automação e integração das tecnologias ao redor, com dispositivos conectados à rede e capazes de coletar e transmitir dados, seja no escritório ou em casa.

O que são os smart speakers?

Os alto-falantes inteligentes funcionam como assistentes pessoais, concentrando diversas funcionalidades para oferecer mais praticidade ao usuário. De acordo com dados da Strategy Analytics (empresa que realiza pesquisas de mercado), o número de smart speakers vem crescendo e já ultrapassa a marca de 100 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

O dispositivo é composto de:

  • Microfone para que o usuário realize comandos de voz.
  • Caixa de som para responder aos comandos de voz, como tocar uma música ou ativar alarmes.
  • Inteligência artificial para que o dispositivo interprete e responda às interações.
tecnologia e funcionalidade - SEPAC

Principais funcionalidades

Acessar apps do celular: através da habilitação de serviços e da sincronização entre os alto-falantes e smartphones, é possível fazer um pedido de delivery, executar uma playlist e até mesmo solicitar um veículo particular sem a necessidade de tocar no celular.

Agenda: com um simples comando de voz, o usuário pode adicionar ou excluir compromissos e eventos da agenda virtual ou pedir que o assistente informe as atividades do dia.

Temperatura do ambiente: o dispositivo permite ajustar a temperatura e o horário de funcionamento de aparelhos de ar-condicionado ou sistema de calefação por comandos de voz, desde que compatíveis com a tecnologia.

Controlar outros aparelhos inteligentes: os smart speakers podem ser integrados a outros dispositivos inteligentes, como lâmpadas, relógios e TVs compatíveis com Amazon Alexa e Google Assistente, por exemplo, centralizando funções e comandos em um único aparelho.

smart speaker - SEPAC

O que levar em consideração ao adquirir um smart speaker

  • Carregamento: duração da bateria e facilidade para carregamento através de USB ou tomada elétrica.
  • Qualidade sonora: atente-se à qualidade do som para uma boa reprodução dos comandos.
  • Compatibilidade: verifique a compatibilidade do smart speaker com os outros dispositivos da casa.
  • Design: procure um modelo resistente à água e que seja fácil de transportar.

Os smart speakers são aparelhos desenvolvidos para facilitar o dia a dia e agregar mais praticidade às tarefas pessoais, domésticas ou mesmo de trabalho. Com atenção aos detalhes de cada modelo você poderá fazer a melhor compra de acordo com suas necessidades.

Leia também: Como escolher uma câmera de monitoramento para casa

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário