17 novembro 2021

Repertório de habilidades: a gestão com base em competências

Repertório de habilidades: a gestão com base em competências

A gestão de equipes é uma área que tem recebido cada vez mais atenção de empresas que buscam potencializar as competências e o rendimento dos profissionais. Uma das diretrizes para isso é o repertório de habilidades, baseado nas aptidões dos colaboradores. Saiba mais abaixo!

O que é o repertório de habilidades

Também chamado de pool de habilidades, esse conceito possibilita que gerentes de projetos designem tarefas de acordo com as competências demonstradas pela equipe. Um dos objetivos é gerenciar a experiência, a expertise e as aspirações dos profissionais.

Esse tipo de gestão não demanda necessariamente que os colaboradores sejam especialistas em determinada área, mas contribui para encaminhar cada tarefa aos profissionais mais bem preparados para ela.

Portanto, um dos requisitos para utilizar o pool de habilidades é que a empresa esteja a par das competências de sua equipe, tanto em termos de variedade como do nível apresentado, de modo a ter uma visão mais ampla do potencial da organização.  

Aplicação nos negócios

como desenvolver meu repertório de habilidades

Para aplicar o repertorio de habilidades na gestão da empresa, alguns passos são fundamentais:

  • Avaliação: para ter uma melhor perspectiva das competências da equipe, é válido realizar avaliações ou abordagens individuais e traçar um perfil dos profissionais. Assim é mais fácil definir qual colaborador se adequará melhor a um determinado projeto, tarefa ou processo.
  • Seleção: para designar aos profissionais funções correspondentes às suas melhores habilidades, é necessário adotar um método de seleção dos colaboradores mais adequados a cada demanda. Isso pode ser feito por meio de matrizes de habilidade, emblemas digitais ou softwares para sistematizar competências e funções.
  • Transparência: ao longo da montagem do repertório de habilidades, a transparência é um fator fundamental a ser adotado pelo gestor. Isto é, é importante que haja envolvimento de todos os interessados nas tomadas de decisão desse processo, para que a equipe acompanhe e compreenda como as definições serão fundamentadas.
  • Ferramentas: para manter uma visão ampla a respeito das competências identificadas, é possível recorrer a ferramentas como softwares de gerenciamento, que podem armazenar e centralizar todas as informações em um só local.

Eles também permitem, quando necessário, que definições sejam alteradas de forma prática e remota e que a escolha de profissionais adequados para as demandas seja feita digitalmente, com maior rapidez. Por último, tais ferramentas favorecem um melhor controle sobre as funções dos departamentos como um todo.

Vantagens de aderir ao repertório de habilidades

Dicas para aderir ao repertório de habilidades

Implementar o pool de habilidades pode ser vantajoso para a empresa em diversos aspectos. Alguns exemplos são:

  • Visão mais ampla: uma perspectiva geral sobre as competências disponíveis na empresa pode dispensar novas contratações. Isso porque há uma tendência de superar a visão limitante sobre a abrangência de cada cargo, em benefício de outras aptidões dos colaboradores, como habilidades sociais e linguísticas.
  • Contentamento da equipe: o pool de habilidades pode ser altamente motivador, visto que valoriza competências, promove um olhar sobre outras capacidades dos colaboradores e os direciona para tarefas e processos para os quais eles têm mais aptidão.
  • Mais experiência e aprendizado: com a execução de processos e tarefas não limitada pela visão tradicional dos cargos, é possível disseminar experiências e aprendizado de forma mais ampla entre a equipe, mesclando profissionais, expertises e áreas de conhecimento.

À medida que cargos e funções se tornam cada vez mais flexíveis, adotar abordagens como o repertório de habilidades é uma forma de manter uma gestão eficiente, contribuindo para o rendimento da empresa e a motivação dos profissionais.

Leia mais: Upskilling potencialize o crescimento profissional da equipe

Fonte: Valor Econômico, 4me e LinkedIn

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário