16 abril 2021

Quais as vantagens de ter uma cisterna em casa

Quais as vantagens de ter uma cisterna em casa

Estimativas indicam que a escassez de água pode afetar dois terços da população mundial até 2050. Por isso, é preciso adotar medidas que garantam o acesso a esse recurso natural para todos. Uma delas é reduzir o consumo de água na limpeza e manutenção doméstica. Nesse contexto, instalar uma cisterna é uma ótima alternativa.

Também conhecida como algibe, a cisterna é uma das maneiras mais eficazes de economizar água, pois aproveita a água da chuva para a limpeza doméstica e outros usos, contribuindo com o meio ambiente. Com uma variedade de modelos para diferentes espaços, é possível instalar a cisterna em casas, condomínios e apartamentos. Saiba mais sobre as vantagens de adotar esse sistema.

A água da cisterna não é própria para consumo, mas pode ser utilizada nas diferentes tarefas domésticas. É possível aproveitá-la, por exemplo, para limpar a área externa, lavar a calçada e o carro, fazer a irrigação do jardim e até mesmo dar descarga no vaso sanitário.

Vantagens de ter uma cisterna

Pessoa regando plantas com mangueira - SEPAC

  • Economia: investir em um sistema de captação da chuva pode diminuir em até 50% os gastos mensais com água.
  • Sustentabilidade: essa é uma maneira ecologicamente responsável e consciente de aproveitar recursos naturais e ajudar o meio ambiente.
  • Versatilidade: embora não seja potável, a água das cisternas pode contribuir com a limpeza e a manutenção doméstica.
  • Adaptável: existem diversos modelos e tamanhos disponíveis de cisterna. Em lojas especializadas, há modelos com capacidade para centenas e até milhares de litros, em plástico, fibra ou alvenaria.

Manutenção da cisterna

cisterna em manutenção - SEPAC

Embora instalar uma cisterna em casa tenha muitas vantagens para você e para a natureza, são necessários alguns cuidados com a sua manutenção. A limpeza do seu interior e das calhas deve ser constante, evitando assim a contaminação da água. Também é importante ficar de olho em possíveis rachaduras na estrutura da cisterna, que podem surgir ao longo do tempo.

Fazer a sua parte para um consumo mais consciente de água é fácil, ajuda o meio ambiente e gera economia no orçamento doméstico.

Leia também: Hábitos que colaboram para a preservação do planeta

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário