10 março 2021

Pesquisa revela as principais lideranças adotadas durante a pandemia

Pesquisa revela as principais lideranças adotadas durante a pandemia

O atual cenário econômico e sanitário provocou diversas mudanças no mercado, demandando adaptação e planejamento por parte das empresas. Nesse contexto, uma pesquisa realizada pela PageGroup, especialista em recrutamento executivo, identificou quatro tipos de liderança, e que dois a cada três líderes vêm agilizando a tomada de decisões ao longo da pandemia.

O estudo

Em setembro de 2020, a PageGroup realizou um estudo com 230 executivos em funções de vice-presidente, diretor, CEO, superintendente e outras posições de alto escalão em todo o Brasil. Na pesquisa, revelou-se que 40% dos líderes aceleraram a tomada de decisões a níveis bem mais rápidos. As medidas adotadas foram direcionadas principalmente a questões como redução de custos (apontada por 48% dos líderes), criação de novos modelos de negócio (29%), relacionamento com o cliente (39%) e adaptação de serviços e produtos (26%). 

Os principais tipos de liderança

Na mesma pesquisa, foram identificados quatro perfis de liderança que se destacaram nas circunstâncias atuais. Eles dependem do contexto no qual o profissional está inserido, e um líder pode apresentar mais de um perfil simultaneamente. São eles:

  1. Perfil cético: refere-se aos que esperam pela recuperação do cenário econômico a partir de 2023. Esses líderes preocupam-se com a demanda incerta por seus produtos e serviços e tendem a centralizar as decisões tomadas a fim de obter agilidade nos processos;
  2. Líder orientado a pessoas: esse perfil tem como maiores preocupações a segurança e a produtividade das equipes. Focado em soft skills e em gestão de pessoas, ele representa o líder que busca medidas para proporcionar bem-estar aos colaboradores, tendo como princípios o aprendizado, a empatia e a resiliência;  
  3. Perfil autocentrado: profissionais com esse perfil já tendiam a centralizar a tomada de decisões antes da pandemia, e encaram a menor flexibilidade como algo comum diante do cenário atual. Em geral líderes de empresas pequenas ou médias, eles voltam-se a questões como foco, eficiência e negócios;
  4. Líder confiante: pessoas com esse perfil tendem a enxergar nos cenários oportunidades para inovar, e atuam em parceria com fornecedores para gerenciar o negócio. São líderes que estimulam gestões menos centralizadas e que transformam crises em oportunidades para a empresa.
principais tipos de liderança - SEPAC

A tomada de decisões

Em cenários inusitados como o atual, é necessário que haja respostas rápidas às crises e que os colaboradores sejam notificados sobre as medidas tomadas. Técnicas como o ciclo motivacional são fundamentais para direcionar o foco para a solução de problemas por meio de respostas concretas.

Para gerenciar a equipe de maneira objetiva, as metas traçadas devem respeitar o equilíbrio entre visão realista e motivação, levando em conta os desafios mas estimulando os colaboradores a pensar em melhorias para a empresa.  

Leia também: Como utilizar o social selling para gerar novos negócios

Fonte: Administradores e CNN Brasil

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário