24 setembro 2020

Grupo de risco do coronavírus: cuidados na convivência

Grupo de risco do coronavírus: cuidados na convivência

Entre as principais informações divulgadas sobre o coronavírus está o alerta em relação aos grupos de risco. Estes se referem às pessoas que, por alguma condição de saúde, são mais suscetíveis aos quadros graves da contaminação por covid-19. Os principais grupos de risco incluem idosos a partir de 60 anos, grávidas e pessoas com doenças crônicas, cardíacas ou com histórico de câncer ou AVC. Saiba mais abaixo.

Grupos de risco

  • Asma – Pessoas asmáticas estão mais suscetíveis às complicações causadas pelo coronavírus. Isso porque os pulmões são a principal região atingida pela covid-19, o que pode desencadear uma infecção. Tal agravamento pode ser letal para quem já lida com problemas pulmonares provenientes da asma. Portanto, o indicado é que esse grupo recorra aos profissionais de saúde para receber a medicação mais adequada.

  • Hipertensão – Os hipertensos são outro grupo particularmente vulnerável aos efeitos do coronavírus. Isso porque há possibilidade de o vírus alcançar o miocárdio – músculo cardíaco que compõe “a parede” do coração – e desencadear inflamações ou acúmulo de líquido no pulmão. Para evitar que a hipertensão saia de controle, o ideal é que o paciente seja examinado pelo seu médico, a fim de obter o melhor tratamento neste momento.

  • Diabetes – Pessoas diabéticas devem redobrar os cuidados na pandemia. A diabetes provoca excesso de glicose no sangue e processos inflamatórios ativos, que têm influência direta no sistema imunológico do paciente. Com a imunidade instável, os sintomas da covid-19 tendem a ser agravados.

  • Idosos – Com a fragilidade do sistema imunológico e a maior suscetibilidade às doenças infecciosas comuns no envelhecimento, os idosos  são mais vulneráveis aos sintomas da covid-19. Como esse grupo possui pouca reserva fisiológica para o funcionamento dos órgãos, o quadro após o contágio tende a ser mais grave, já que o vírus ataca os pulmões, podendo interferir também na saúde dos rins e do coração.

cuidados coronavirus - SEPAC

Cuidados com os grupos de risco

O isolamento social e as práticas de limpeza e de higiene, como a lavagem das mãos com água e sabão, são essenciais para a proteção desses grupos. É importante realizar a limpeza frequente de objetos e superfícies e manter os ambientes sempre arejados. Lembre-se que, devido aos casos assintomáticos, que camuflam a transmissão do vírus, essas medidas preventivas devem ser redobradas.

grupo de risco - SEPAC

Caso você saia de casa, lembre-se de, ao retornar, tirar os sapatos antes de entrar, remover toda a roupa do corpo – e colocá-la direto para a lavagem – e em seguida tomar banho. Evite contato físico com as pessoas e o compartilhamento de itens como talheres, copos ou toalhas. Uma vez que o isolamento social estiver sendo seguido, as chances de contágio são menores, resta incorporar à rotina os cuidados diários de prevenção. Entre eles está higienizar as mãos com álcool em gel 70% sempre que possível, manter uma distância mínima de 2 metros de outras pessoas e evitar levar as mãos ao rosto. 

Leia também: Pandemia, epidemia e endemia: entenda as diferenças

Fonte: Dasa

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário