20 outubro 2021

Eficiência estratégica

Eficiência estratégica

Na rotina empresarial, uma atuação eficaz demanda eficiência estratégica, especialmente em tempos de incerteza. Tal habilidade é essencial para enxergar novas oportunidades e conquistar bons resultados. Confira abaixo algumas dicas.

Visão em prol da eficiência estratégica

Um dos passos para desenvolver uma visão estratégica é aprimorar a capacidade de observação, a fim de obter um panorama mais amplo das situações diárias. Isso permite identificar e resolver problemas efetivamente e melhora a percepção sobre como conduzir e motivar a equipe.

Uma visão mais ampla possibilita ainda analisar os contextos a partir de diferentes ângulos – desde a perspectiva do mercado até a ótica do cliente –, desenvolver ideias em prol de melhores resultados e realizar os ajustes necessários diante das constantes transformações do setor.

Tempo e posicionamento

Desenvolver eficiência estratégica requer, de antemão, maior foco em relação à visão da empresa. Assim, definir o nicho de atuação e as condições necessárias para se destacar, bem como analisar as oportunidades, competências e tendências do mercado, são passos essenciais.

O bom posicionamento demanda, entretanto, tempo para analisar e compreender os desafios, considerar alternativas, pensar em equipe e, desta forma, desenvolver uma visão com mais preparo e assertividade.

Estrutura interna

A importância da Eficiência estratégica nas empresas

No dia a dia corporativo, ter organização é requisito para o pensamento estratégico. Desse modo, é preciso definir a estrutura ideal de trabalho e quais recursos serão necessários para as funções exercidas.

Na comunicação com a equipe, a estrutura, a missão e a visão da empresa devem ser alinhadas de forma clara para alcançar os resultados desejados. Da mesma maneira, é necessário delegar tarefas objetivamente e estimular a produtividade, a criatividade e a participação de todos em prol dos objetivos em comum

Autoanálise

O hábito de se questionar é bastante útil para desenvolver uma abordagem estratégica e analisar as situações de diferentes pontos de vista.

Perguntas como “O que pode gerar resultados positivos para o negócio?”, “Os colaboradores e parceiros estão alinhados com o propósito da empresa?” ou “Os resultados estão de acordo com os objetivos desejados?” são importantes meios de autoanálise para aprimorar processos e manter todos engajados com relação às estratégias da empresa.

Linguagem estratégica

aplicando eficiência estratégica no dia a dia

Estimular o pensamento estratégico na organização requer adotar uma linguagem condizente.  Para isso, é necessário estruturar a comunicação verbal e escrita de modo que a estratégia da empresa seja bem assimilada por todos, criando um entendimento comum.

Uma recomendação para desenvolver uma boa linguagem dentro da empresa é unir e repassar as informações de forma lógica e objetiva, destacando os pontos mais relevantes e abrangentes para incentivar o engajamento e as discussões.

Ao aplicar tais táticas de eficiência estratégica na cultura empresarial, é possível transformar a visão de negócio em uma alternativa real, criar melhores condições para enfrentar os desafios e apurar o pensamento crítico e o trabalho da equipe como um todo.

Leia mais: 5 passos para construir a sua credibilidade profissional

Fonte: Sebrae, Administradores e Siteware

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário