30 julho 2021

Dicas para reduzir o uso de embalagens descartáveis

Dicas para reduzir o uso de embalagens descartáveis

Incorporar no cotidiano práticas mais sustentáveis tem se tornado, cada vez mais, uma prioridade. Uma forma de reduzir o impacto no meio ambiente é diminuir o uso de embalagens descartáveis, já que os recipientes plásticos podem levar centenas de anos para se decompor. A seguir você confere algumas dicas para substituir esses itens.

Invista em utensílios reutilizáveis

Quando você passa o dia fora de casa, o uso de embalagens descartáveis tende a aumentar consideravelmente. Mas é possível contornar esse problema com hábitos simples. Por exemplo, leve objetos reutilizáveis como copos e talheres, além da sua própria garrafa de água.

As sacolas reutilizáveis são outra ótima opção para reduzir o uso de embalagens descartáveis e são práticas de carregar. Elas podem substituir as sacolas de plástico do supermercado e das lojas, e só dependem de uma atitude simples que faz toda a diferença para o meio ambiente.

Compre a granel

Comprar itens a granel é uma forma mais sustentável de consumo, caso você tenha o hábito de levar os próprios potes. Além de evitar desperdício de alimentos, pois você compra apenas o que precisa, é possível ter uma dieta mais saudável. Muitos alimentos orgânicos são vendidos dessa maneira.

Use mais recipientes de vidro

Recipientes de vidro como forma de reduzir o uso de embalagens descartáveis

Os potes de plástico são muito utilizados para o armazenamento na cozinha, porém, podem transferir substâncias para os alimentos e ficar com um cheiro forte. Por isso, prefira os recipientes de vidro para guardar comidas e bebidas e até mesmo armazenar itens na despensa. O vidro é totalmente reciclável, facilmente esterilizável e não altera o sabor dos alimentos. 

Reutilize embalagens

Mesmo mudando alguns hábitos, pode ser um desafio substituir o uso de embalagens descartáveis. Portanto, considere maneiras de reaproveitar as que você tem em casa. Por exemplo, embalagens de arroz ou das toalhas de papel Stylus podem ser usadas como saco de lixo, e sacos de papelão limpos recebidos de restaurantes podem ser usadas para as crianças desenharem.

Atitudes simples como essas são muito positivas para o meio ambiente.

Leia mais: Hábitos que colaboram para a preservação do planeta

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário