05 outubro 2020

Cores na casa: as mais indicadas de acordo com cada cômodo

Cores na casa: as mais indicadas de acordo com cada cômodo

As cores desempenham papel fundamental na decoração. Ao mesmo tempo que são capazes de influenciar as emoções e a sensação de amplitude dos espaços, elas representam a personalidade dos moradores e podem tornar um ambiente visualmente frio ou quente.

Para ajudar a determinar as melhores composições para o lar, separamos as cores mais indicadas para a decoração de acordo com cada cômodo. Acompanhe:

Quarto

Um estudo realizado em 2013 pelo Centro do Sono de Edinburgh analisou a influência das cores no relaxamento e concluiu que algumas tonalidades auxiliam na qualidade e no tempo de sono. De acordo com a pesquisa, as nuances fechadas, como azul, cinza e verde, ajudam a manter o ciclo do sono regulado.

Para o quarto de casal, recomenda-se optar por uma base neutra e deixar os tons preferidos de ambos em itens decorativos. Dessa maneira, é possível criar um ambiente harmônico, atendendo aos interesses de cada um.

Sala

A sala é comumente a área mais frequentada da casa. Por isso, é indicado um meio-termo entre as cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) e as frias (verde, azul e violeta) ou neutras (branco, preto e cinza). Pode-se pintar uma das paredes de cor vibrante (quente ou fria) e as demais em tons neutros para manter o equilíbrio do ambiente.

A decoração também pode harmonizar tons semelhantes. Por exemplo, uma parede laranja combina com objetos decorativos de cor cenoura, ocre, pêssego, vermelho ou amarelo.

cores indicadas para cômodos - SEPAC

Banheiro

No banheiro, para aqueles que gostam do aspecto rústico e com o toque da natureza, vale apostar no verde e no marrom. Já as casas de praia combinam com cores quentes, como o amarelo. Agora, se você prefere um estilo mais tradicional e urbano, opte por branco, cinza ou suas variações, que geram a sensação de amplitude no ambiente.

Cozinha

Tons vibrantes são conhecidos por estimular o apetite. Isso acontece em razão da atuação das ondas eletromagnéticas em nosso sistema nervoso. Para manter o equilíbrio do ambiente, vermelho, laranja e amarelo podem ser utilizados com parcimônia, como em itens decorativos ou nos móveis. O branco, por outro lado, sugere limpeza, ideal para quem busca um estilo atemporal, clássico e que se adapta facilmente a diversos tipos de decoração.

cores - SEPAC

Com essas dicas, o seu lar pode ficar mais harmonioso, transmitindo sensações de acordo com a função de cada cômodo.

Leia também: Como organizar a casa de forma rápida e prática

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário