22 Fevereiro 2021

Como ter mais disposição para as atividades do dia a dia

Como ter mais disposição para as atividades do dia a dia

Para chegar ao fim do dia com ânimo e sensação de missão cumprida, são necessários bons hábitos em prol da saúde. Dormir e acordar no mesmo horário e manter uma alimentação equilibrada estão entre as principais atitudes que podem melhorar a disposição. Descubra como as pequenas mudanças na rotina são capazes de elevar a qualidade de vida.

Horários regulares

Manter uma rotina com horários bem estabelecidos contribui para um dia de mais equilíbrio e disposição. É através da repetição diária de comportamentos que o organismo se regula, o que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade e tornar as pessoas mais seguras. Assim, defina horários para dormir e acordar, praticar exercícios e se alimentar. Com o passar das semanas, você sentirá o corpo adaptado à nova rotina.

Tenha uma boa noite de sono

O sono é vital para o organismo e está diretamente ligado a um dia com mais energia e disposição. À medida que o horário de dormir se aproxima, aproveite para reduzir o ritmo e realizar tarefas mais leves e relaxantes. Aconselha-se dormir de 6 a 8 horas por dia, sem interrupção, para que o organismo passe por todas as fases do sono.

  • Vá para cama quando estiver realmente com sono
  • Evite ler ou ver televisão na cama
  • Dê preferência a alimentos leves antes de dormir
  • Mantenha o quarto confortável e agradável
  • Desligue os eletrônicos

Inclua exercícios na rotina

Movimentar o corpo melhora a circulação sanguínea, transportando mais oxigênio e nutrientes para as células. Um estudo realizado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, publicado no portal Science Daily, concluiu que exercícios leves e de curta duração, a partir de 10 minutos, já são capazes de ajudar as pessoas a se sentirem com mais energia.

Você pode começar com uma caminhada de 15 minutos e ir aumentando o tempo e a frequência aos poucos. Outra dica é buscar uma atividade com a qual você se identifica, como dança, ioga, musculação, ginástica ou pilates, assim o exercício se torna mais prazeroso e você o pratica com mais vigor e descontração.

exercícios leves - SEPAC

Alimentação equilibrada

Uma alimentação equilibrada e diversificada, com verduras, grãos, frutas, bons carboidratos e proteínas gera mais energia e saúde. Comece programando as refeições do dia e tenha sempre à mão algum tipo de alimento rápido, como barras de cereal ou frutas, por exemplo.

Beber bastante água ao longo do dia também desempenha um papel fundamental na saúde. Além de gerar sensação de saciedade, o hábito acelera o metabolismo, inibe a fome e melhora a concentração e a digestão. Todos esses fatores atrelados ajudam a elevar o bem-estar e a disposição.

Cultive hábitos relaxantes

Outro ponto determinante relacionado à disposição são os momentos dedicados ao lazer. Reserve um período do dia para ler, meditar, ouvir música ou conversar com um amigo. São as pequenas ações que contribuem para um dia com mais alegria e energia.

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