07 janeiro 2021

Como ser mais focado e produtivo no home office

Como ser mais focado e produtivo no home office

Com a chegada da pandemia e o consequente isolamento social, o home office consolidou-se ainda mais como modelo viável de trabalho. Gestores e suas equipes vêm adaptando-se ao trabalho remoto e aos métodos para manter a produtividade e o foco. Confira abaixo alguns passos importantes para garantir bons resultados.

Segmentar os objetivos

Na rotina do home office, a execução simultânea de tarefas distintas pode acarretar desorganização. O ideal é separar o dia em blocos e definir atividades similares para serem efetuadas no mesmo período, evitando o desvio de foco. Assim não há transições bruscas de uma função para outra e pode-se manter uma boa frequência de trabalho.

Manter um cronograma online compartilhado

Especialmente para os gestores, manter uma agenda ou um cronograma online compartilhado é fundamental para garantir a organização da equipe. Com essas ferramentas, é mais fácil controlar as tarefas que já foram, estão sendo ou precisam ser realizadas, assim como o tempo de produção dedicado a cada uma delas. Da mesma forma, tem-se uma noção melhor de quais colaboradores estão exercendo quais atividades.

mulher em home office produtivo - SEPAC

Separar o espaço pessoal do profissional

Para manter a produtividade e evitar distrações, é imprescindível definir limites entre as áreas pessoal e profissional dentro de casa. O primeiro passo é delimitar um ambiente específico para exercer o home office, que seja confortável e funcional. Feito isso, estabeleça regras e horários próprios para o trabalho e informe os demais integrantes da casa sobre a sua programação.

Pausas são importantes

Mesmo em casa, efetuar pausas ao longo da rotina de trabalho é essencial não só para o descanso da mente, mas para a saúde física. Comprometer-se com intervalos para tomar um café ou uma água, alongar-se ou fazer um breve lanche são formas de “refrescar o cérebro” e movimentar o corpo, evitando desconfortos musculares e outros problemas de saúde. Fazer pausas na rotina é tão importante quanto definir horários para o trabalho.

Analise os resultados

Ao longo da jornada de trabalho remoto, recomenda-se analisar quais métodos trazem os melhores frutos para a empresa e assim aprimorar a rotina. Procure perceber quais táticas favorecem a concentração e defina prazos e expectativas de sucesso. Uma metodologia válida é desenvolver um cronograma de metas. A partir disso, tem-se uma visão mais ampla do negócio e do rendimento do trabalho efetuado remotamente.

Com essas bases, pode-se gerenciar a produtividade e os resultados no home office com objetividade.

Leia Mais: 6 características fundamentais dos bons profissionais

Fonte: Forbes e Sebrae

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário