16 novembro 2020

Como praticar o autocuidado diariamente

Como praticar o autocuidado diariamente

O autocuidado é um conjunto de ações que cada indivíduo promove para manter a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar. A forma de fazer isso varia, mas deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um. Saiba como praticar o autocuidado diariamente para desenvolver uma rotina mais leve e feliz.

Reserve um momento para quem você ama

Apesar da distância física decorrente da pandemia, estar junto de quem se ama é benéfico para o corpo e a mente. Aproveite as ferramentas disponíveis para estreitar laços com as pessoas que são queridas para você. Faça uma videoconferência com os amigos, ligue para um familiar ou marque um happy hour online com sua equipe de trabalho. A interação com pessoas próximas é importante para minimizar a sensação de isolamento.

Desenvolva rituais e compromissos com você

mulher pintando um quadro

Estabeleça momentos de prazer e satisfação ao longo dia. Por exemplo: na sexta-feira, faça uma caminhada pelas ruas perto do trabalho e de casa ou, ainda, trace a meta de praticar exercícios físicos três vezes por semana.

Se o tempo for limitado, reserve algum período do fim de semana para dançar, meditar, cozinhar, pintar, assistir a séries, fazer um “spa em casa” e relaxar, o importante é que você se sinta bem.

Evite o excesso de informações

Estar atualizado e bem informado é uma necessidade, mas deve-se tomar cuidado com a quantidade e a qualidade das notícias consumidas ao longo do dia. O excesso de informações pode gerar ansiedade e estresse, resultantes de uma “infoxicação”. O termo foi criado em 1996 pelo físico espanhol Alfons Cornella, para definir esse fenômeno da internet que possibilita o acesso a uma quantidade de dados maior do que se é capaz de processar. Saber dosar o consumo de informações é imprescindível para manter o autocuidado.

Exercite-se

Pessoas que optam por levar uma vida saudável encontram na prática de exercícios mais do que tonificação muscular. Durante as atividades, além do gasto de energia, o corpo libera endorfina, hormônio responsável por melhorar o bem-estar, o humor, a concentração e a autoconfiança, o que colabora para uma rotina de autocuidado. Escolha uma modalidade prazerosa para você e comece hoje mesmo.

Cuide do sono

Dormir bem é muito importante: o sono é responsável por repor as energias do corpo e da mente, nos deixando prontos para uma nova jornada. Aconselha-se dormir de 6 a 8 horas por dia, sem interrupção. É nesse tempo que o corpo libera hormônios essenciais, além de fortalecer a memória e o sistema imunológico.

homem dormindo na cama de um cômodo pouco iluminado

Se necessário, busque ajuda

Pedir a ajuda de amigos, familiares ou de profissionais da saúde mental também é uma atitude consciente de autocuidado. Um profissional especializado pode ser essencial para que você consiga lidar com os sentimentos e emoções no dia a dia. Portanto, ao notar a persistência de alguns sinais de problema, procure ajuda.

Praticar o autocuidado é uma maneira de estar bem consigo mesmo. Aproveite para ficar atento ao seu corpo e à sua mente e focar em atividades prazerosas que tornem a vida mais leve.

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