12 Março 2021

Como manter a limpeza da cozinha

Como manter a limpeza da cozinha

Muito além de um simples cômodo, a cozinha exerce papel fundamental na rotina da casa, exigindo cuidados regulares de forma a torná-la mais prática para o uso diário. Mas diante de armários e gavetas, geladeira e utensílios, qual o melhor caminho para iniciar a organização? No post de hoje, confira um passo a passo de como manter a limpeza da cozinha.

Siga uma rotina de tarefas

Certos cuidados podem ser integrados ao dia a dia dos moradores para se ter uma cozinha mais limpa e arrumada. Comece pelo hábito de lavar a louça enquanto cozinha, para agilizar o processo de arrumação da pia e da bancada. Tirar o lixo e passar uma vassoura diariamente também são costumes que podem ser implementados na rotina do lar.

Ordem indicada para a limpeza da cozinha

1. Afaste mesas, cadeiras e passadeiras do ambiente

2. Inicie limpando as janelas e espelhos

3. Siga para os armários, limpando de dentro para fora

4. Limpe as bocas e grelhas do fogão

5. Na sequência, limpe os eletrodomésticos e utensílios

6. Finalize pelo piso

Para limpar o piso, recomenda-se a receita caseira de 1 litro de água, 10 gotas de detergente neutro e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Passe no chão um pano úmido com a solução e enxague com água limpa. Repita o processo se houver necessidade.

Homem limpando a bancada da cozinha

Utensílios por uso

Itens utilizados com frequência devem ficar ao alcance das mãos para permitir o acesso rápido a determinado utensílio. Panelas, pegadores e frigideiras podem ficar suspensos ou em armários inferiores com portas e gavetas. Já objetos de festas podem ser guardados na parte superior, uma vez que são usados com menos frequência.

Você também pode adquirir ímãs para os utensílios metálicos, bem como prateleiras ou suportes de parede para pendurar aquilo que for mais leve. Tudo depende do que se adapta melhor à sua cozinha.

Mantenha a geladeira organizada

Uma limpeza eficiente a cada duas semanas, além de conservar a geladeira, ajuda a deixá-la livre de bactérias. Aproveite esse momento para descartar tudo o que estiver impróprio para o consumo e organize os itens com base na frequência de uso e validade. Lembre-se que quanto mais alta estiver a prateleira, mais frio será aquele espaço.

Na hora de limpar, dê preferência a soluções sem cheiro e que dispensem amônia ou álcool, como detergente neutro e água quente, e use uma esponja ou pano macio.

Dicas finais de organização e limpeza da cozinha

  • Espaços vazios na parede são úteis para guardar objetos. Você pode fixar barras ou painéis para deixar os itens mais utilizados sempre à mão.
  • Instale organizadores dentro dos gabinetes para aproveitar verticalmente todo o espaço disponível.
  • Dê preferência a eletrodomésticos que executem mais de uma função para economizar espaço.
  • O pano de prato deve ser trocado a cada dois dias.

Com cada utensílio no seu devido lugar, cozinhar fica muito mais agradável e prático. Aproveite para exercitar a criatividade, transformando o ambiente para atender às suas necessidades.

Leia também: Truques caseiros para limpar a geladeira

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário