07 abril 2021

Características fundamentais que todo bom líder deve exercitar

Características fundamentais que todo bom líder deve exercitar

Na trajetória empresarial, a formação de um líder envolve diversas competências, que devem ser desenvolvidas ao longo da carreira. Tais traços são determinantes para que o profissional se destaque no universo do empreendedorismo e possa se tornar um bom líder. Confira abaixo algumas das aptidões necessárias.

Capacidade de se adaptar diante de erros

Um bom líder tem a capacidade de se adaptar diante de erros e imprevistos e se dispõe a assumir riscos para criar oportunidades. Em vez de focar no contratempo, ele se concentra em ações, estratégias e recursos que o levarão à solução de problemas. Profissionais com esse perfil conseguem contornar situações inesperadas sem perder o foco, enxergando nas falhas oportunidades de aprender. Os erros servem também como forma de visualizar o que precisa ser aprimorado, fazendo com que um aparente fracasso seja ressignificado.

Um bom líder prioriza o cliente

Independentemente do mercado, o foco no consumidor é um fator essencial em qualquer liderança e negócio. É necessário mostrar-se sempre atento e à frente das necessidades do cliente conforme elas surgem e evoluem. Para isso, cultivar um relacionamento estreito com o consumidor faz toda a diferença. Dessa forma, é possível assegurar que as demandas sejam identificadas e sanadas antes mesmo que o cliente solicite.

Conhecimento sobre o trabalho e a equipe

Um bom líder conversando em equipe – SEPAC

O profissional em posição de liderança deve se inteirar amplamente sobre as funções e trabalhos realizados na empresa. Para isso, é preciso ter empatia e gerar engajamento com os colaboradores, atentando-se a possíveis dificuldades de operação e fornecendo feedbacks. Um bom líder possui uma visão abrangente do seu negócio e dos possíveis rumos e objetivos a serem seguidos.

Acessibilidade e carisma

Trabalhar o carisma e a acessibilidade é outro quesito fundamental para tornar-se um bom líder. Tais atributos proporcionam melhor conexão e comunicação com a equipe, fatores ideais para evitar barreiras e ruídos prejudiciais ao desempenho do time. Exercitar esses aspectos abre espaço para insights e perspectivas diversas, especialmente quando o líder mantém uma boa linguagem corporal, com foco nos demais para que todos estejam em sintonia e voltados aos mesmos propósitos.

Inovação e criatividade

Para conduzir uma liderança próspera, é necessário enxergar além e evitar zonas de conforto. Uma gestão inovadora inclui motivar os colaboradores a constantes renovações e testar novas abordagens e métodos capazes de agregar mais valor aos serviços e produtos. Nesse sentido, a criatividade exerce enorme importância no enfrentamento de desafios – como é feito, por exemplo, no design thinking.

O profissional que reúne essas aptidões está no caminho certo para tornar-se um bom líder e garantir uma trajetória profissional de destaque.

Leia também: Hábitos assertivos para praticar com as equipes em home office

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário