29 setembro 2021

Agilidade de aprendizagem: benefícios para a rotina corporativa

Agilidade de aprendizagem: benefícios para a rotina corporativa

No atual universo corporativo, algumas habilidades são essenciais para se adaptar às necessidades do mercado. Uma delas é a agilidade de aprendizagem, competência cada vez mais valorizada. Saiba mais abaixo sobre ela e como estimulá-la em seu negócio.

Agilidade de aprendizagem: o que é

Por meio da análise de centenas de executivos, o professor de psicologia Warner Burke definiu a agilidade de aprendizagem como a capacidade de ser ágil e flexível, receber feedbacks e assimilar novos aprendizados, principalmente em situações de necessidade.

O termo, derivado do inglês learning agility, se refere, portanto, ao conjunto de habilidades, competências e comportamentos que tornam uma pessoa mais propensa a aprender de forma rápida no dia a dia corporativo.

O aprendizado e a absorção ágil de informações fazem grande diferença para o desenvolvimento profissional, em especial quando se trata de assumir novos desafios ao longo da carreira.

Competências envolvidas

A partir de suas avaliações, Warner Burke elencou nove competências e aspectos que compõem o conceito da agilidade de aprendizagem:

  • Flexibilidade: capacidade de solucionar problemas e estar aberto a novas ideias, adaptando-se frente a imprevistos e desafios.
  • Agilidade: remete à rapidez para colocar ideias em prática e acelerar processos.
  • Experimentação: diz respeito à capacidade de experimentar novas abordagens, ideias e comportamentos para identificar quais são mais eficazes.
  • Tomada de risco em performance: é a busca por novos aprendizados, funções ou tarefas que permitem se desafiar profissionalmente.
  • Tomada de risco interpessoal: capacidade de converter diferenças entre a equipe em oportunidades de aprender ou mudar o que for necessário.
  • Colaboração: refere-se a formatos colaborativos de trabalho que geram mais oportunidades de aprendizado.
  • Coleta de informações: uso de métodos variados para se manter atualizado na área de atuação.
  • Busca de feedback: reforça a importância do feedback para aprimorar o desempenho, responder às críticas de forma eficaz e agregar importantes lições sobre ideias e performances.
  • Reflexão: ressalta a importância de desacelerar para absorver conhecimentos, avaliar o próprio desempenho e aplicar as correções necessárias ao longo da jornada profissional.

Como estimular a agilidade de aprendizagem na empresa

agilidade de aprendizagem através dos post-its

Para além de selecionar candidatos com agilidade de aprendizagem, é importante estimular tal qualidade nos colaboradores já integrados à cultura empresarial. Uma das formas de fazer isso é aplicar práticas como análise e debate de estudos de caso, que estimulam o aprendizado contínuo e a experimentação de novas abordagens.

A gamificação é outra ferramenta que vem sendo utilizada no meio empresarial para desenvolver a learning agility dos colaboradores. Isso porque associa o aprendizado rápido a desafios entre as equipes, estimulando a agilidade.

Entre suas vantagens, a aprendizagem ágil contribui para o desenvolvimento profissional dos colaboradores, refletindo-se em melhora na tomada de decisões e na performance da empresa.

Leia mais: 5 motivos para ter uma equipe multidisciplinar

Fonte: Administradores, VAGAS for business e Mindsight

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário