19 outubro 2020

4 maneiras de ajudar o próximo sem sair de casa

4 maneiras de ajudar o próximo sem sair de casa

A tecnologia exerce papel transformador no modo como nos relacionamos com o trabalho, a educação, o transporte e o entretenimento. Com o voluntariado não é diferente: por meio de ferramentas e plataformas digitais, as iniciativas têm a oportunidade de conectar causas e pessoas em prol de um objetivo maior. Conheça quatro maneiras de ajudar o próximo sem sair de casa.

Doação de sangue

A doação de sangue é um gesto solidário, em que o indivíduo fornece um pequeno volume do próprio sangue para ajudar na recuperação de outras pessoas. Para elevar o número de coletas, em muitos locais, após o agendamento prévio pela internet, os hemocentros comparecem com uma equipe reduzida e os devidos equipamentos na própria residência do doador.

Vale destacar que a pessoa deve preencher alguns pré-requisitos para ser considerada apta a doar sangue. São eles:

  • Estar em boas condições gerais de saúde;
  • Estar descansada: mínimo de 6 horas de sono;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos. A primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos de idade;
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar alimentada: não deve estar em jejum.
  • Evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação. Aguardar intervalo de 1 hora após o almoço;
  • Ter estilo de vida saudável e não ter comportamento de risco.
doe sangue - SEPAC

Voluntariado online

Com a aproximação proporcionada pela internet hoje, diversos tipos de voluntariados podem ser feitos sem a necessidade de presença física. Em alguns casos, é possível contribuir através de sites e plataformas online. Além disso, existem portais que permitem o contato com diferentes organizações e voluntários em todo o mundo.

É o caso da ONU Online Volunteering. Seu objetivo é levar conhecimento e desenvolvimento para diferentes comunidades. Os interessados em atuar presencialmente podem se inscrever na plataforma para acompanhar os projetos. Para aqueles sem disponibilidade de colaborar presencialmente ou no exterior, a organização oferece o trabalho voluntário digital. Também é possível cadastrar no site uma oportunidade de voluntariado (em português, espanhol ou inglês), para depois avaliar as candidaturas e selecionar as pessoas que melhor se encaixam na vaga.

Emergência Covid-19

Diante dos desafios impostos pela pandemia, o voluntariado digital se apresenta como uma solução para a impossibilidade de ter contato direto com outras pessoas. A plataforma Emergência Covid-19 funciona como um “radar” de recursos financeiros, humanos ou tecnológicos, com a finalidade de unir todas as iniciativas filantrópicas de organizações, fundações, institutos e empresas para lidar com a crise. Dessa forma, é possível construir apoio e conexão entre as ações.

voluntariado online - SEPAC

Crowdfunding

Outro modo de colaborar, além dos programas de voluntariado, é através do crowdfunding. Trata-se de um financiamento coletivo que ajuda a colocar em prática ações relacionadas a uma determinada causa. Mesmo solicitando quantias pequenas, a chamada “vaquinha” pode determinar o futuro de um projeto.

Colaborar para o desenvolvimento de um mundo melhor requer dar o primeiro passo. Escolha uma iniciativa com a qual você se identifica e dedique um pouco do seu tempo para ajudar o próximo.

Leia também: Como manter a saúde do corpo durante a pandemia

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário