13 março 2019

Utensílios essenciais da culinária japonesa

Utensílios essenciais da culinária japonesa

A culinária japonesa é fascinante, e hoje pode ser encontrada em inúmeros restaurantes no mundo todo. Se você aprecia a arte gastronômica oriental, e quer se aventurar a preparar a sua própria comida japonesa, este post é para você.

Antes de escolher as receitas propriamente, é preciso conhecer os utensílios tradicionais deste tipo de culinária. Alguns podem ser substituídos por itens que temos em casa, outros são imprescindíveis. Confira:

Facas de cozinha

Facas de cozinha

Parece óbvio, mas as facas são os utensílios mais importantes da cozinha nipônica, já que a maioria dos pratos exige um corte muito preciso. Entre cozinheiros profissionais, é comum cada um ter o seu próprio kit de facas, com diversos tamanhos e funções para atingir o melhor resultado.

Shamoji

Shamoji

O shamoji lembra uma colher de pau. A diferença é que ele tem o formato reto, parecido com o de uma espátula, e as pontas arredondadas. Atualmente, este utensílio está disponível em diversos materiais, como bambu, plástico e silicone.

Saibashi

Saibashi

Hashi é o nome do talher japonês e o saibashi é duas vezes maior do que o hashi, utilizado especialmente para cozinhar. Serve para bater ovos, mexer e pinçar alimentos.

Chasen

Chasen

Para a preparação do matchachá verde japonês – o chasen é o instrumento ideal. Depois de misturar a água quente, o chá deve ser mexido com o chasen até que se obtenha a consistência cremosa e com espuma.

Tamagoyaki nabe

Tamagoyaki nabe

No Japão, as frigideiras têm formato quadrado ou retangular, dependendo da região do arquipélago. A tamagoyaki nabe é utilizada principalmente para fazer omeletes.

Makisu

Makisu

É com o makisu, esteira de palitos ou tiras de bambu, que os sushis são enrolados. A pressão certa é necessária para mantê-los fechados sem desarranjar o recheio.

Owan

Owan

Tigela em que normalmente é servido o misoshirusopa de missô. Para tomar a sopa, basta levar o owan com as mãos até a boca, sem usar talher.

Veja também: Dicas para dominar a gastronomia italiana

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário