17 junho 2019

Os eventos de gastronomia mais famosos do Brasil

Os eventos de gastronomia mais famosos do Brasil

Com sua culinária riquíssima e ingredientes variados de norte a sul, o Brasil é conhecido como um caldeirão cultural e não à toa se destaca pelos eventos de gastronomia. Confira a seguir uma lista com os 5 festivais mais famosos do país.

Belém: Festival Ver-o-Peso

Reconhecido nacionalmente, o festival é o evento mais importante da região amazônica neste segmento. Em maio, cozinheiros de todo o Brasil viajam até Belém para interagir com os chefs locais e desfrutar da diversidade da cozinha regional. Na programação, aulas abertas ao público, degustações e a eleição do melhor prato criado para o evento.

Festival Gastronômico de Búzios

Realizado nas primeiras semanas de julho, o evento movimenta a região durante o inverno. No período noturno, os restaurantes participantes servem cardápios completos – com entrada, prato principal e sobremesa – a preços populares em espaços públicos da cidade, como a Orla Bardot e a Rua das Pedras. Além de estabelecimentos badalados da cidade, também participam do evento chefs caiçaras e quilombolas, com pratos típicos de suas culturas.

Gramado: Festa da Colônia

Durante quase 20 dias, esta cidade do Rio Grande do Sul ganha uma atmosfera rural, com desfile de carretas, apresentações folclóricas e exposição de produtos artesanais. O ponto alto da festa, no entanto, fica por conta dos pratos típicos das culinárias alemã, italiana e portuguesa, que se misturam aos ingredientes brasileiros.

Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis

As minidegustações são a principal atração do festival. Chefs locais e de outras regiões apresentam aos participantes iguarias preparadas com os ingredientes típicos do cerrado. Em paralelo com a gastronomia, o evento promove várias manifestações culturais pela cidade, através de música, teatro e artes plásticas.

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Realizado desde 1998, o festival tem a programação dividida em três espaços: Praça da Rodoviária, Praça do Conhecimento e Praça Campo das Vertentes, nos quais o público pode experimentar pratos típicos da gastronomia mineira e participar de aulas ao vivo. O evento inclui ainda peças e cortejos espalhados pelas ruas, além do Tour Gastronômico, em que os restaurantes da cidade oferecem cardápios desenvolvidos especialmente para o festival.

Veja também: Pratos brasileiros que fazem sucesso no mundo

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário