16 abril 2019

Minas Gerais: 7 cidades turísticas para conhecer além de BH

Minas Gerais: 7 cidades turísticas para conhecer além de BH

O estado de Minas Gerais possui um turismo rico em história, belezas naturais e atrações culturais, e atrai visitantes também pela gastronomia típica. Confira a seguir 7 cidades turísticas para conhecer na região além da capital, Belo Horizonte.

Capitólio

Na década de 60, as águas do Rio Grande, um dos maiores lagos artificiais do mundo, foram desviadas para a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas e começaram a formar o Lago de Furnas, que contempla belas paisagens com cânions, cachoeiras e grutas e é considerado o principal atrativo da região, popularmente chamado de “Mar de Minas”.

Conceição do Ibitipoca

A vila é, na realidade, um distrito do município de Lima Duarte. Um dos cartões-postais da região é a Janela do Céu, corredeira que percorre um cânion e despenca de um paredão em uma queda de 20 metros. A atração faz parte do Parque Estadual do Ibitipoca, local que guarda ainda cerca de 50 cachoeiras e mais de 70 grutas de quartzo.

Poços de Caldas

Poços de caldas - SEPAC

A cidade faz parte da rota termal mundial e entre as suas maiores atrações estão a piscina de águas termais e o balneário para banhos sulfurosos do Palace Hotel. A região também é conhecida internacionalmente por seus cristais, fabricados por descendentes de famílias que viviam na Ilha de Murano, na Itália. Outro atrativo é o teleférico, cujo percurso é um dos maiores do país e leva o visitante até o topo da Serra de São Domingos, onde está uma estátua do Cristo Redentor.

Santos Dumont

Antes chamada de Palmyra, a cidade recebeu o nome do seu morador mais ilustre em 1932. A Fazenda de Cabangu, onde o pai da aviação nasceu, hoje abriga um museu com um rico acervo de fotos, objetos pessoais e cartas de Santos Dumont. Outras atrações são a represa Ponte Preta e a Caixa d’água de Recenvindo, construída por volta de 1875 para abastecer os reservatórios das locomotivas a vapor.

Serro

Queijo de Serro - SEPAC

Uma das cidades históricas mais antigas de Minas Gerais, Serro é conhecida nacionalmente por seu queijo, o primeiro a ser declarado Patrimônio Imaterial de Minas. Alguns anos mais tarde, o produto também foi denominado Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Todos os meses são produzidas 40 toneladas de queijo artesanal nas fazendas e 80 toneladas de queijo industrial nas fábricas de laticínios.

Teófilo Otoni

Conhecida como a “Capital Mundial das Pedras Preciosas”, a cidade é o maior e mais importante centro de lapidação e comercialização de pedras preciosas e semipreciosas do Brasil. Outra atração única da região são os simpáticos bichos-preguiça que habitam as copas das árvores da Praça Tiradentes e vez ou outra descem para fazer a alegria dos turistas e moradores.

Tiradentes

Tiradentes - SEPAC

Uma das cidades históricas mais bem preservadas do Brasil, Tiradentes leva o nome de um dos principais personagens da Inconfidência Mineira. A maioria das atrações está concentrada no Centro Histórico, que conserva o tradicional calçamento de pedra do Brasil Colonial. Para quem visita a cidade, é recomendado ainda fazer o passeio até a vizinha São João Del Rei a bordo de uma tradicional Maria Fumaça.

Veja também: 5 passeios imperdíveis para fazer em Bonito-MS

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário