23 janeiro 2020

‘‘Julie e Julia”: um filme para provar que iniciantes também podem fazer pratos sofisticados

‘‘Julie e Julia”: um filme para provar que iniciantes também podem fazer pratos sofisticados

Nesta deliciosa comédia dramática, a culinária é mostrada como uma forma de inspiração e mudança de vida. O filme retrata duas épocas distintas: a década de 1940, em Paris, e os dias atuais, em Nova York, e escolhe um viés comum a qualquer período: o de um iniciante na cozinha.

Julia Child (Meryl Streep) é uma estadunidense que se mudou para Paris por causa do trabalho do marido, Paul (Stanley Tucci). Logo que desembarcou na França, ficou encantada com os deliciosos pratos que provou. Pensando em alguma atividade para se distrair, Julia decidiu trabalhar na TV, apresentando um programa de culinária, em que ensina receitas para o público. Com o sucesso, escreveu o livro “Mastering the Art of French Cooking” (Dominando a Arte da Cozinha Francesa), com 524 receitas.

Cinco décadas mais tarde, Julie Powell (Amy Adams) está perto de completar 30 anos, e está insatisfeita com os rumos de sua vida. Em busca de um objetivo, ela decide cozinhar, durante um ano, as 524 receitas escritas por Julia Child em seu livro, e relata a experiência em seu blog: o “Julie/Julia Project”. O filme entrelaça de forma muito interessante a vida das duas mulheres, embora tenham vivido em épocas distintas. O telespectador mergulha em divertidas vivências ao se deparar com Julie se esforçando para reproduzir receitas tão sofisticadas, em um apartamento pequeno do Brooklyn, sendo uma iniciante na cozinha.

O blog da aspirante a cozinheira vai ganhando leitores e começa a fazer sucesso, e Julie anima-se porque passa a se manter cada vez mais ocupada e pode preencher sua vida. Tanto ela quanto sua referência, Julia, foram encorajadas por seus companheiros, mesmo diante das críticas e percalços pelos quais passaram, por conta da exposição ao público. A culinária, portanto, mudou as vidas dessas duas mulheres, em diferentes épocas.

Surpreendentemente, a história foi inspirada em pessoas reais! Se você tiver curiosidade em ver como era o programa culinário de Julia antigamente, busque por “The French Chef” em um portal de streaming de vídeo, e veja o modo brilhante como ela cozinhava e apresentava seus pratos. A atriz Meryl Streep soube interpretar com maestria a Julia daquela época, com alguns de seus trejeitos e entusiasmo ao cozinhar.

Se você é um iniciante na cozinha, e já se perguntou se conseguiria fazer pratos elaborados como um chef, a resposta é: sim! Com vontade e dedicação, você pode e deve se aventurar na cozinha e usar a culinária como um agente transformador da vida.

Julie & Julia (Estados Unidos, 2009)
Direção: Nora Ephron
Elenco: Amy Adams, Chris Messina, Crystal Noelle, Helen Carey, Joan Juliet Buck, Linda Emond, Mary Lynn Rajskub, Meryl Streep, Stanley Tucci
Duração: 129 min.

Leia também: 7 canais de streaming para aprender a cozinhar em 2020

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário